fbpx

HomeNossas DicasDicasCoronavírus no mercado imobiliário: Como a tecnologia pode ajudar?

Coronavírus no mercado imobiliário: Como a tecnologia pode ajudar?

Coronavírus no mercado imobiliário: Uma das perguntas mais realizadas entre corretores e proprietários de negócio, é: “e o coronavírus no mercado imobiliário”?

Considerando toda a falta de informação ainda sobre o assunto, e a situação em que o mundo inteiro se encontra, algumas perguntas acabam se tornando inevitáveis.

Porém, para conseguir respondê-las, é preciso mais do que curiosidade e sim um pouco de conhecimento à respeito de assuntos que já eram abordados antes da pandemia, como a utilização de tecnologia no mercado imobiliário por exemplo.

Se você deseja descobrir como utilizar essa tecnologia a seu favor em tempos de Coronavírus, continue com a leitura do artigo até o final!

Qual é tamanho do impacto do coronavírus no mercado imobiliário?

As projeções para o mercado imobiliário antes da pandemia causada pelo Covid-19 eram otimistas, e de crescimento para vendas de imóveis residenciais.

Porém, após a calamidade que o vírus trouxe para todo o mundo, também houve uma mudança brusca nos dados do mercado imobiliário.

Essas mudanças começaram a ser sentidas, já nos primeiros bimestres do ano, em países como Portugal e China, que apresentaram uma queda de 34,7% nas vendas.

No Brasil, o grupo Zap realizou uma pesquisa com 3.500 pessoas, que residem em regiões metropolitanas, alegaram em sua grande maioria (86%), que iriam adiar sua decisão de alugar ou comprar um imóvel.

Dentre elas, 64% alegou que irá esperar pelo menos sete meses até iniciar o processo de compra ou locação de um imóvel.

Profissionais da área afirmam ainda, que desde o início da pandemia, houve um aumento no número de cancelamento de negociações.

Além disso, ainda há outros dados a serem avaliados como atrasos de entregas, licitações, e etc.

Porém, especialistas afirmam que o futuro não será tão drástico quando as projeções demonstram.

Muitos deles acreditam que o Brasil tem potencial para se recuperar de toda a crise trazida pela pandemia, mas que os números otimistas que foram avaliados para acontecer em 2020, provavelmente só ocorrerão em 2021.

Uma boa notícia, e que pode sustentar essa teoria, é o anúncio da Caixa Econômica Federal de que terá R$ 43 bilhões ofertados em novas linhas de crédito, além de carência de 6 meses para pagamentos, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Como trabalhar no mercado imobiliário em período de coronavirus?

Ainda que haja visões otimistas sobre o coronavírus no mercado imobiliário, que alegam que o setor vai ser um dos que mais vai crescer no pós pandemia, uma coisa é certa: o momento é de incertezas.

As pessoas não estão saindo de casa, então como apresentar imóveis à elas?

Para solucionar esse problema, esse artigo trouxe algumas soluções que poderão te ajudar a manter o seu trabalho em dia, mesmo em época de pandemia e muitas perguntas sem respostas:

Faça uso de tecnologias virtuais

Com o isolamento social, os corretores passaram a necessitar de trabalho exclusivamente home office, e para que ele seja proveitoso é preciso utilizar ferramentas que facilitem o processo.

Um bom exemplo disso é o uso de softwares especializados, que irão facilitar seu trabalho ao cuidar de temas, como:

  • Pipeline de vendas, que irá realizar a separação entre vendas e locação;
  • Funil de vendas, que irá acompanhar o cliente desde o seu primeiro contato, até o momento de efetuar concretamente a compra ou locação;
  • Acompanhamentos dos concorrentes através de um ranking para auxiliar na definição de quais técnicas serão utilizadas para aumentar seu alcance e produtividade;
  • Integração direta com canais de comunicação e redes sociais;
  • Chat que esteja integrado ao software utilizado.

Além disso, você também pode e deve, contar com tecnologias que o ajudem a manter a organização, como softwares e aplicativos que façam:

  • Consulta, cadastro e compartilhamento dos imóveis;
  • Cadastro e consulta de toda a sua carteira de clientes;
  • Gerenciamento do agendamento de visitas;
  • Fechamento de contratos;
  • Contratação de seguro obrigatório;

Defina suas atividades de maneira clara e precisa

Crie listas diárias, que irão auxiliar seu trabalho e evitar que você caia na tentação de se distrair, já que está em casa.

Essa é uma dica muito importante, pois de nada vale utilizar as melhores ferramentas, se o seu comprometimento não estiver à altura.

Defina então, suas prioridades diárias, e quais serão seus afazeres naquele dia.

Após isso, será muito mais fácil manter a concentração e as obrigações em dia, sem perder clientes por prazos ou problemas que possam vir a ocorrer.

Utilize todas as ferramentas possíveis de marketing digital

Considerando que nesse momento, será impossível manter um relacionamento físico com seus clientes, onde ocorrerão visitas aos imóveis e conversas mais diretas, investir em marketing digital é praticamente uma obrigação.

Uma das formas de driblar o coronavírus no mercado imobiliário é se mantendo ativo nas redes sociais, promovendo seu trabalho de uma outra maneira.

O marketing digital deve ser sempre uma opção para o corretor, mas em período de pandemia, ele deve ser seu maior aliado.

Utilize-o da melhor forma possível, crie um site ou um blog para expor seu conteúdo, e mantenha as pessoas interessadas.

Não fale apenas sobre vendas ou locações, encare a aquisição de um imóvel, por exemplo, como a realização de um sonho.

As pessoas sabem quando o corretor só tem interesse em vender, e isso é motivo suficiente para que elas não fechem negócio ou não continuem com a parceria em longo prazo.

Mantenha-as informadas então, sobre assuntos relacionados a imóveis, e seja útil a elas, com informações interessantes e presença de autoridade nas redes sociais, respondendo perguntas e falando sobre assuntos importantes.

Utilize ainda, ferramentas como técnicas de SEO para ranquear sua página no  Google, e-mail marketing para conversão, dentre outras ferramentas que poderão ser de muita utilidade para você, e toda a sua equipe!

Assim como em outros ramos, o coronavírus no mercado imobiliário trouxe a grande necessidade de adaptação, e nesse caso, foi a tecnologia que se apresentou como a única solução possível.

Por isso, é muito importante estar ciente dos métodos favoráveis ao mercado e sobre como utilizar a tecnologia como ferramenta efetiva a seu favor!

E ainda, melhore seu posicionamento com essas 10 dicas de marketing imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: