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Principais Tendências do Mercado Imobiliário 2020

Se você perguntasse há alguns anos atrás sobre tendências mercado imobiliário, a resposta não seria animadora. Muito provavelmente, nem te aconselhariam a investir na carreira.

Porém, em 2019, esse cenário começou a mudar. E, se você é corretor novo ou se tem interesse em voltar a aumentar seus negócios agora, esse artigo foi feito para você.

Após 5 anos de baixa, o mercado imobiliário voltou com força total, ainda que a passos largos, promete aumentar ainda mais seus números em 2020.

De acordo com especialistas, baseados em dados apresentados pelos Indicadores Imobiliários Nacionais, realizados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas apresentaram um aumento de cerca de 16% sobre as vendas realizadas no mesmo período de 2018.

Esse aumento, somado à queda da taxa Selic (5% ao ano em 2019) e alguns indicadores do PIB, mostram que o ano de 2020 será promissor para quem deseja investir em imóveis ou comprar sua casa própria.

Se é corretor ou dono de imobiliária, deseja conhecer melhor sobre tendências mercado imobiliário desse ano de 2020, continue com a leitura e descubra como!

 

Entendendo a oscilação

Entre 2008 e 2014, o Brasil viveu uma explosão no ramo imobiliário. No Estado de São Paulo, a alta nos preços chegou a 200%, e no Rio, 250%. A procura era grande, e as vendas, praticamente certas.

Após a recessão mundial, que abalou as estruturas econômicas, o setor imobiliário acabou sofrendo uma queda brusca, resultando em uma grande estagnação, já que os bancos também decidiram cortar os financiamentos pela metade em 2013.

Hoje, as tendências mercado imobiliário acompanham todas essas mudanças, e exigem conhecimento e atualização dos envolvidos.

É fundamental que você, corretor, conheça as principais tendências mercado imobiliário, suas variações e o que tudo isso representará para o seu público alvo.

Se manter atento, entregando sempre o melhor para os seus clientes abrirá muitas novas oportunidades, agregando na sua carreira a curto, médio e longo prazo.

 

Tendências mercado imobiliário e oportunidades

Levando em consideração fatores como maiores lançamentos imobiliários que ocorreram no ano de 2019, quando comparados ao ano de 2020, o aumento da tecnologia e a transformação da população em uma população sênior (maioria idosos), é importante estar adaptado às tendências.

Tudo isso influencia na sua captação de imóveis, na sua abordagem e apresentação e no que você procura para resolver os problemas dos seus clientes.

Então, fique atento às tendências mercado imobiliário em 2020:

Aumento do investimento em financiamento no setor imobiliário

O governo federal tem como meta investir mais em habitação no ano de 2020. Um grande exemplo é a verba, no valor de R$ 450 milhões de reais, destinada para a criação de um programa habitacional. O programa Minha Casa, Minha Vida também tem planos para ampliar o número de famílias beneficiadas. Além da iniciativa privada, que de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Economia, apresenta 250 empresas interessadas em investir mais de US$ 60 bilhões no país nos próximos anos.

Valorização maior dos imóveis

Graças a todas as tentativas de recuperação da economia, a expectativa é de uma maior valorização de imóveis entre 2020 e 2021. Isso ocorre graças a queda da inflação, e redução de taxas e juros, melhorando a estabilidade dos preços dos imóveis garantindo um cenário mais positivo.

Maior variedade nas ofertas de crédito

A expectativa para 2020, é de novas oportunidades de concessão de crédito no setor, incluindo as ofertas de crédito. Isso ocorre pela queda da taxa Selic e de outros juros e taxas. Quando a Selic cai, a população ganha mais possibilidade de conseguir crédito, comprando mais, e aquecimento mais a economia. Dessa forma, há uma maior facilitação na hora da compra, aumentando a chance da população de fechar negócio.

Aumento das vendas pela internet

Em 2020, uma forte tendência será a de prospecção de clientes online, geração de leads e fechamento de vendas. Essa atualização ocorre porque a maioria dos clientes que tem buscado imóveis, apresenta preferências por empresas que fazem contato online ou que apresentem suporte online. Dessa maneira, a possibilidade de atrair mais clientes é muito maior. Até mesmo os clientes sêniores, que antes não tinham interesse em tecnologia, hoje apresentam um número bem maior em relação aos anos anteriores nas pesquisas por imóveis, segundo o Viva Real.

Sustentabilidade

Há um aumento visível na preocupação com uso consciente de recursos findáveis e as soluções podem ser encontradas através do ecodesign. Elas são construções sustentáveis utilizadas na engenharia civil, e visam novas produções, capazes de reduzir a escassez de recursos naturais que podem ser poupados no dia a dia. Consumidores eco-friendly, não optam apenas por decisões diárias que favorecem o meio ambiente, mas de uma maneira geral, sendo influenciados até mesmo em suas compras.

Uso e desenvolvimento de inovações tecnológicas

Dessa forma, se o mundo se transforma e a tecnologia só evolui, seu trabalho também precisa acompanhar toda essa inovação. Muitas imobiliárias utilizam realidade aumentada e drones para apresentar seus imóveis, ganhando cada vez mais visibilidade e confiança, já que o cliente se sente mais próximo possível da realidade do imóvel. Invista em marketing digital, adeque seu site, invista em ferramentas de gestão de contratos e CRM, procure tendências que combinem com seu público alvo e com o tipo de empreendimento que você trabalha e deseja trabalhar.

Aumento da automatização de serviços

Ou seja, com tanta demanda e responsabilidades burocráticas do expediente, muitos detalhes cruciais podem acabar ficando de fora. Eles têm o poder de fazer toda a diferença, e podem trazer insegurança ao cliente. Conte com serviços de softwares que te auxiliem na prática diária, para que nada fique de fora e a transação ocorre de maneira agradável. Portanto, use a tecnologia a seu favor sempre.

 

Conclusão

Sabendo as tendências mercado imobiliário para 2020, você conseguirá aproveitar melhor as oportunidades, estando sempre a frente.

Por isso, é muito importante que você se mantenha atualizado para o mercado imobiliário, e para fornecer o melhor aos seus clientes.

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