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Como usar o marketing de conteúdo para atrair e nutrir leads no mercado imobiliário

Você sabia que o marketing de conteúdo para mercado imobiliário pode ser uma poderosa ferramenta para atrair e nutrir leads?

Ele permite que as empresas adotem estratégias para se destacar e conquistar a atenção da persona.

De acordo com a Deloitte, no relatório Global Marketing Trends 2023, uma das tendências que prevalecem no marketing é o uso de novas tecnologias e plataformas digitais.

Neste artigo, você vai entender como a produção de conteúdo possibilita às imobiliárias trabalhar o funil de vendas para converter leads em clientes.

Acompanhe a leitura e descubra como impulsionar o seu negócio imobiliário!

Como fazer um bom marketing imobiliário

O que é marketing de conteúdo para mercado imobiliário?

Se você quer entender qual o papel do marketing no mercado imobiliário, o marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e reter potenciais clientes por meio da produção e distribuição de conteúdo.

O objetivo é estabelecer a sua marca como uma autoridade no mercado, para gerar confiança em relação aos seus futuros clientes.

Além disso, outro objetivo é gerar leads qualificados, pois esses têm maior probabilidade de conversão.

Para simplificar, o marketing imobiliário pode ser entendido como um jogo de xadrez.

Da mesma forma que um jogador de xadrez precisa pensar em várias jogadas adiante e antecipar as do adversário, o marketing imobiliário também exige visão estratégica e planejamento.

Marketing de conteúdo para mercado imobiliário: como aumentar vendas

Definição da persona

A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal e tem como referência dados reais e comportamentais.

Ela ajuda a entender quais são as necessidades, desejos, dores e objetivos do cliente ideal, para criação de conteúdo personalizado.

Por exemplo, uma persona que deseja alugar um apartamento em Curitiba pode ser definida da seguinte maneira:

  • Nome: Olívia
  • Idade: 30 anos
  • Estado civil: solteira
  • Profissão: analista de marketing
  • Renda mensal: R$ 5.000
  • Hobbies: decoração, vida saudável, mobilidade urbana
  • Objetivo: alugar um apartamento de dois quartos em Curitiba, próximo ao local de trabalho.
  • Desafio: encontrar um imóvel com um valor que caiba no orçamento.

Com essa definição de persona , é possível criar conteúdos personalizados e utilizar o funil de vendas para cada fase, desde a conscientização do problema até a decisão de compra.

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Funil de vendas

Para a compreensão sobre o que é marketing digital imobiliário, o funil de vendas é uma representação dos estágios pelos quais um cliente passa antes de realizar uma compra.

Ele é dividido em três etapas:

  • topo do funil (conscientização do problema);
  • meio do funil (consideração da solução);
  • fundo do funil (decisão de compra).

Os conteúdos de topo de funil são aqueles que visam atrair pessoas que ainda não conhecem a marca. Eles são mais abrangentes.

Já os conteúdos de meio de funil são direcionados a pessoas que já demonstraram interesse, mas ainda não estão no momento certo da comprar. São conteúdos que ajudam a educar e aprofundar o conhecimento da persona.

E os conteúdos de fundo de funil são voltados para pessoas que já estão prontas para comprar.

Ou seja, fornecem informações mais detalhadas sobre os produtos ou serviços oferecidos, para conduzir à decisão de compra.

Alguns especialistas consideram também os conteúdos pós-venda, que são aqueles com a intenção de fidelizar os clientes.

Veja exemplos de conteúdos que podem ser produzidos no mercado imobiliário, divididos em topo do funil, meio de funil, fundo de funil e pós-venda:

Topo do funil

  • Guia de bairros
  • Artigo sobre as vantagens de morar em apartamentos
  • Conteúdo sobre os melhores locais para se viver na cidade
  • Guia para quem está procurando um imóvel

Meio de funil

  • Artigo sobre as etapas da compra de imóveis
  • Tour virtual de um imóvel
  • Artigo sobre como escolher o imóvel ideal
  • Conteúdo sobre as vantagens de comprar um imóvel na planta

Fundo de funil

  • Depoimentos de clientes satisfeitos
  • Artigo sobre financiamento imobiliário
  • Conteúdo sobre mudança para novo imóvel
  • Consultoria gratuita para escolha de imóvel

Pós-venda

  • Artigo sobre manutenção de imóveis
  • Programa de fidelidade divulgado por e-mail marketing
  • Pesquisa de satisfação nas redes sociais
  • Conteúdo sobre como investir em imóveis

Planejamento e produção de conteúdo

Você quer saber como fazer um bom marketing imobiliário?

O planejamento e produção de conteúdo envolve:

  • definir objetivos;
  • identificar a persona;
  • definir os temas e formatos de conteúdo;
  • criar um calendário editorial;
  • produzir o conteúdo relevante de modo consistente.

Os conteúdos devem ser informativos, relevantes e úteis para a persona, além de serem produzidos com uma linguagem clara.

É recomendável utilizar diferentes formatos, como textos, imagens, infográficos e vídeos. E, claro, cada canal de comunicação terá suas peculiaridades.

Leads

O marketing de conteúdo para mercado imobiliário é uma estratégia efetiva para atrair, engajar e converter leads em clientes.

Nesse sentido, a atração de visitantes é a primeira etapa.

Já a aquisição de leads é a segunda etapa do processo. É importante oferecer conteúdo de valor em troca das informações de contato dos visitantes do site, como nome, e-mail ou telefone.

Isso permite que a imobiliária entre em contato com o lead e inicie o processo de nutrição.

Nessa fase, a gestão dos leads evita a perda de oportunidades de vendas. E, para isso, um sistema de gerenciamento de leads permite o acompanhamento de cada etapa, desde o primeiro contato até a conversão em cliente.

Isso é possível, por exemplo, com um sistema CRM para imobiliárias.

Nutrir os leads com conteúdos serve para manter o interesse do usuário e aumentar as chances de conversão em vendas.

Essa é uma etapa indispensável de marketing imobiliário para corretores ou para imobiliárias.

Logo, vimos que a nutrição de leads qualificados é a terceira etapa de marketing de conteúdo para mercado imobiliário.

Além disso, existem diversos formatos e canais para distribuição de conteúdos, como: e-books, vídeos, redes sociais, sites e SEO.

E, por fim, a  nutrição de clientes, ou seja, os que já converteram, permite fidelizá-los após a compra do imóvel ou locação.

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