O planejamento e a execução de um plantão de vendas de imóveis devem priorizar a experiência do cliente.
Afinal, se o objetivo é atrair a atenção de potenciais interessados, é necessário que o ambiente seja acolhedor e seguro, para que o cliente se sinta confortável e à vontade para comprar.
De acordo com a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário, o valor total de vendas de imóveis apenas na capital paulista totalizou R$ 33,7 bilhões em 2022, um indício de que o mercado está aquecido.
Mas o que fazer para atrair mais pessoas para os estandes de vendas? Como deve ser a preparação da equipe e dos corretores? Como fazer um plantão de vendas?
A seguir você entenderá como funciona, continue lendo!
O que é um plantão de vendas de imóveis?
O plantão de vendas é uma oportunidade para mostrar ao público os projetos de imóveis de uma construtora.
Os corretores e as imobiliárias apresentam maquetes, modelos e decorações para potenciais clientes.
Quando há uma parceria entre a imobiliária e a construtora, isso contribui para aumentar a confiança dos interessados, tornando o estande de vendas um convite para conhecerem os imóveis.
Dessa forma, é possível fechar bons negócios que podem estar na planta ou em andamento.
Portanto, o plantão de vendas tem por objetivo aumentar as vendas de imóveis ao reunir vendedores e compradores interessados, que discutirão diretamente os detalhes das propriedades.
Entenda as regras de plantão de vendas de imóveis
A organização do plantão é essencial para garantir um bom atendimento aos visitantes.
Para isso, é preciso definir os horários dos turnos, bem como organizar a equipe para o atendimento.
É indispensável também que os corretores estejam sempre pontuais e façam rodízio. Inclusive, a empresa pode fazer um sorteio para definir quem vai atender cada cliente de acordo com a ordem de chegada.
Além disso, o rodízio pode ser aplicado também nos atendimentos telefônicos.
Os plantões de vendas podem ser imprevisíveis, pois alguns clientes podem comparecer para saber o valor do imóvel para já fechar uma compra, enquanto outros desejam conhecer o imóvel já decorado apenas por curiosidade.
Dicas para plantão de vendas de imóveis
Horários de atendimento
O primeiro passo é determinar quantos profissionais de vendas serão necessários para atender no plantão. Para isso, deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas que visitam o local durante o horário de plantão.
Depois disso, o próximo passo é estabelecer os horários de atendimento.
Haverá um horário de início e término, além dos horários de almoço e descanso dos vendedores.
Planejamento com os corretores
O planejamento deve detalhar as metas a serem alcançadas, os processos necessários e o alinhamento da comunicação.
As metas podem ser, por exemplo, em relação à quantidade estimada de imóveis a serem vendidos.
Em seguida, é necessário definir os processos que serão utilizados para alcançar as metas, como a preparação de materiais de marketing e a criação de estratégias de vendas.
Treinamento da equipe
Há uma série de técnicas e ferramentas para ajudar o seu time a crescer e desenvolver o conhecimento em vendas de imóveis em um plantão.
Qual é o nível de conhecimento de cada membro da equipe? Quais são os pontos fracos e fortes do corretor de plantão?
Uma opção é fornecer material de treinamento para que a equipe se familiarize com os métodos de negociação.
Foco na experiência do cliente
No plantão de vendas de imóveis, é importante entender as necessidades e desejos do seu cliente antes de iniciar o processo de vendas.
Esta é a primeira etapa para se criar uma conexão verdadeira e garantir que ele se sinta confortável durante todo o processo.
O ideal é que os corretores entendam o perfil do cliente, para ter uma melhor compreensão do que esperam no atendimento. Isso também ajudará na personalização do serviço.
Tecnologia para otimizar procedimentos
A tecnologia CRM pode ajudar a aumentar a eficácia em um plantão de vendas de imóveis, fornecendo dados valiosos e facilidades que permitem aos profissionais alcançarem resultados melhores.
Por exemplo:
- Análises de dados avançados para obter insights sobre o público-alvo: esses dados podem ajudar os profissionais a entenderem melhor quem está interessado em seus imóveis e quais são os melhores meios de atraí-los.
- Painéis de controle personalizáveis para melhorar a produtividade: permitem visualizar facilmente o progresso das vendas, o desempenho dos vendedores e todos os outros aspectos das transações.
- Acompanhamento de leads para melhorar a conversão: é possível monitorar os leads e identificar quais estão prontos para serem convertidos em vendas.
- Recursos de automação para simplificar as tarefas manuais: permitem que os profissionais automatizem tarefas repetitivas e simplifiquem processos, o que aumenta a eficácia do plantão de vendas.
Como atrair visitantes para a imobiliária no plantão de vendas?
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas para a estratégia de marketing digital que as imobiliárias podem utilizar nas semanas que antecedem o plantão de vendas de imóveis.
São inúmeros os benefícios, como:
- o aumento do conhecimento sobre a marca;
- a fidelização do cliente;
- o envio de conteúdo relevante para o seu público-alvo;
- a possibilidade de segmentar conteúdos específicos para cada grupo de destinatários.
O Instagram é uma excelente ferramenta de marketing para imobiliárias. Então, confira algumas dicas para ajudar você a atrair mais visitantes para o seu plantão de vendas:
- Tenha um perfil profissional: Certifique-se de usar uma foto de perfil profissional e forneça informações relevantes sobre a imobiliária.
- Poste conteúdo relevante: Compartilhe postagens informativas e úteis sobre o negócio e sobre o mercado imobiliário.
- Interaja com outros usuários: Utilize o Instagram para conversar e compartilhar informações com proprietários de imóveis, corretores e consumidores.
- Use anúncios patrocinados: Coloque anúncios patrocinados para promover seus negócios e aumentar suas chances de atrair visitantes para o plantão de vendas.
- Crie uma hashtag: É possível criar uma hashtag exclusiva e promovê-la para que as pessoas encontrem seus conteúdos sobre o plantão de vendas.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma forma de marketing que direciona os clientes em potencial para o seu negócio de forma a prospectar, gerar leads e, por conseguinte, converter em vendas.
Atrair visitantes para o plantão de vendas de imóveis pode ser um desafio, especialmente quando se trata de um negócio local.
Porém, com o Inbound Marketing, você pode criar conteúdo relevante para seu público, estabelecer uma presença online eficaz e se destacar da concorrência.
Então, uma boa estratégia de conteúdo é essencial para atrair mais pessoas.
Por exemplo, você pode ter um portal com dicas de compra de imóveis e fornecer conteúdo educativo sobre assuntos relacionados ao setor imobiliário.
E, por fim, entre as ideias para plantão de vendas no Inbound Marketing, há outros canais como o Instagram e o e-mail marketing, que já mencionamos, além do Tik Tok e do Youtube.
Agora você já sabe como atrair mais clientes para o plantão de vendas de imóveis.
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