4 erros de tecnologia imperdoáveis no mundo digital imobiliário

Diretor Comercial
Fausto Rossi
11 de dezembro de 2023

A tecnologia imobiliária influencia o modo como os consumidores são impactados e como se relacionam com uma empresa no setor imobiliário.

Assim como em qualquer outra área, existem erros comuns que podem influenciar o sucesso de um negócio no ambiente digital. De acordo com artigo publicado na revista Exame, de Marcos Leite, que é Diretor Geral de Imóveis do Grupo OLX:

O Conecta Imobi 2023 deixou claro, enfim, que a inovação não pode sair da pauta do mercado imobiliário. Dada a maneira como a economia funciona atualmente, o investimento em tecnologia e inovação deixou de ser opcional.

E mais: o mercado imobiliário não pode se limitar a seguir tendências e a incorporar tecnologias surgidas em outros setores; é preciso ir além, investindo em inovação ‘própria’, em ferramentas adaptadas às suas demandas específicas”.

Se você é um corretor de imóveis ou proprietário de uma imobiliária, continue lendo para descobrir como melhorar suas estratégias e obter melhores resultados!

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Conheça 4 erros comuns na tecnologia imobiliária

Alguns erros de tecnologia imobiliária são site desatualizado, lacunas no atendimento digital, páginas não responsivas e falta de inovação. Entenda a seguir.

1. Site desatualizado

Quando falamos da primeira impressão causada por um cliente, um site desatualizado pode transmitir uma imagem negativa da empresa, dando a impressão de falta de profissionalismo. Isso pode afetar a confiança dos clientes em relação à empresa.

Além disso, se o site não estiver atualizado, pode conter informações imprecisas sobre os imóveis disponíveis, preços, condições de venda ou aluguel, entre outros detalhes importantes, o que coloca a empresa em desvantagem em relação aos concorrentes. Como consequência, há perda de oportunidades.

2. Lacunas no atendimento digital

As lacunas e a ineficiência no atendimento digital afetam a experiência do cliente e podem prejudicar a eficiência dos processos de uma empresa imobiliária.

Ou seja, os clientes podem enfrentar dificuldades para obter informações, realizar consultas ou obter suporte. Isso pode resultar em frustração e insatisfação, levando os usuários a buscar outras opções no mercado. E é isso o que você deseja evitar, certo?

Imagine, por exemplo, que um cliente tenta entrar em contato com uma imobiliária por meio de um formulário de contato em seu site.

Porém, ele não recebe uma resposta ou leva muito tempo para obter um feedback. O que pode acontecer? Certamente vai gerar uma sensação de falta de atenção e de comprometimento por parte da empresa.

Além disso, a própria falta de um chatbot no site pode dificultar a comunicação. Um chatbot é uma tecnologia imobiliária que oferece uma solução mais prática e eficaz que um formulário de contato.

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3. Páginas não responsivas para dispositivos móveis

Uma página não responsiva é aquela que não se adapta corretamente a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, resultando em dificuldades de navegação.

Em sites não responsivos o cliente vai enfrentar problemas como texto ilegível, imagens distorcidas e botões difíceis de serem clicados. Isso cria uma experiência frustrante para os usuários e pode levá-los a abandonar o site em busca de alternativas.

Além disso, as páginas não responsivas podem afetar negativamente o desempenho do site nos mecanismos de busca. Os motores de busca, como o Google, dão preferência a sites amigáveis para dispositivos móveis.

4. Falta de inovação

A falta de inovação pode ser um problema para quem atua no mercado imobiliário, pois afeta a competitividade do setor.

Por outro lado, o uso da tecnologia oferece soluções que melhoram a eficiência, a experiência do cliente e a capacidade de alcançar resultados positivos.

Um exemplo disso é a tecnologia CRM (Customer Relationship Management), que tem como objetivo uma melhor gestão de relacionamento com o cliente.

Ela ajuda a organizar informações sobre os leads, histórico de interações, preferências e necessidades, com uma abordagem personalizada.

Com um CRM imobiliário, a empresa pode enviar lembretes, agendar visitas, gerenciar contratos, fazer a automação de marketing, analisar dados, acompanhar o progresso das negociações e integrar o setor financeiro.

Segundo o estudo Real Estate Digital Transformation, publicado no International Journal of Artificial Intelligence Research and Development:

“Os sistemas de automação permitem que os agentes gerenciem solicitações de manutenção, aluguel, cobrança e renovações de aluguel de forma eficiente. Plataformas para gestão de propriedades alimentadas por IA podem antecipar os requisitos de manutenção e melhorar as operações relacionadas aos imóveis”.

Como fazer uma imobiliária crescer com a tecnologia imobiliária?

Para um imobiliária crescer, existem alguns requisitos que fazem a diferença para que a empresa ou o corretor ganhem relevância no mercado. Confira!

Investir em uma presença online

Quem não é visto não é lembrado, você já deve ter ouvido esse ditado, não é mesmo? Ter um site profissional e otimizado permitirá que você alcance um público maior e divulgue seus serviços. Além disso, utilize as redes sociais para promover seu negócio e interagir com os clientes.

Utilizar plataformas de anúncios online

Faça uso de plataformas de anúncios online, como o Google Ads e Facebook Ads, para segmentar seu público-alvo e aumentar a visibilidade da imobiliária.

Implementar um sistema de gestão imobiliária

Utilize um software de gestão imobiliária como um CRM para gerenciar contratos, administrar o funil de vendas e manter um registro detalhado das transações.

Oferecer visitas virtuais

Com a tecnologia imobiliária, você pode oferecer visitas virtuais em 3D ou vídeos dos imóveis. O que poderia ser melhor do que experiência prévia e sem burocracias antes de agendar uma visita física? É algo que vai economizar tempo para ambas as partes.

Implementar chatbots

Outra tecnologia imobiliária em alta é o uso de chatbots em seu site para responder dúvidas dos clientes e agendar visitas. Eles agilizam o processo de atendimento.

Analisar dados

Utilize o CRM para analisar dados e métricas importantes, como taxas de conversão, tempo médio de fechamento de negócios e desempenho dos corretores. Assim, você pode identificar áreas para melhorias.

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Como evoluir no mercado imobiliário?

Além de saber como inovar com a tecnologia imobiliária, é importante entender como evoluir no mercado. Confira as dicas:

  1. Utilizar tecnologias imobiliárias, como softwares de gestão e CRM.
  2. Investir em conhecimento sobre o mercado imobiliário e suas tendências.
  3. Desenvolver habilidades de vendas e negociação.
  4. Construir uma rede de contatos no setor imobiliário.
  5. Oferecer um excelente atendimento ao cliente.
  6. Investir em estratégias de marketing digitalpara promover a imobiliária.
  7. Acompanhar as mudanças no mercado imobiliário e adaptar-se a elas.
  8. Construir uma boa reputação no mercado.
  9. Utilizar ferramentas de automação para otimizar processos internos.
  10. Manter-se atualizado sobre as regulamentações e leis relacionadas ao mercado imobiliário.

Então, gostou de saber mais sobre como evitar erros e investir na tecnologia imobiliária? Conheça o melhor CRM imobiliário do mercado na página inicial da Widesys. Impulsione o seu negócio e ganhe destaque no mercado!

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