Pós-locação: Estratégias para fidelizar clientes!

Pós-locação

Estratégias para fidelizar clientes na imobiliária é uma grande vantagem comercial. Muitas empresas já estão atentas a essa fatia de mercado, por isso, investem bastante no contato com o cliente antes, durante e depois de fechar negócio.

Ao manter um cliente “dentro de casa” além de se beneficiar das vendas, os clientes acabam se tornando verdadeiros embaixadores da sua marca, ou seja, acabam conversando e indicando a sua imobiliária para outras pessoas. 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como fidelizar clientes e fazer com que eles sempre lembrem de você quando precisarem de serviços imobiliários. Por isso, acompanhe até o final e fidelize os seus clientes! 

Ofereça tudo o que for necessário para fechar negócio

Na pós-locação, é preciso oferecer respostas rápidas às perguntas dos clientes para que eles se sintam acolhidos mesmo depois de fechado o contrato.

Para isso, uma dica é estruturar a área de atendimento da sua imobiliária e adotar ferramentas automatizadas, como sistemas de gestão e relacionamento com o cliente. 

Com isso, é possível integrar canais de contato e ter acesso aos indicadores mais importantes da sua imobiliária, tendo uma visão completa sobre os seus processos. 

Ter abertura para novas negociações

Outro ponto importante na pós-locação é ter um canal de comunicação aberto com o cliente para realizar negociações. 

A sua imobiliária deve estar aberta para receber novas propostas dos clientes e negociar cenários que sejam positivos para ambos os lados.

Se você assume uma postura muito rígida, cuidado! Isso pode frustrar o locatário e fazer com que ele não mantenha o negócio com a sua imobiliária.

Por isso, é preciso ser flexível. Isso não significa aceitar qualquer condição só para não perder aquele cliente. É preciso ter habilidade de propor o melhor cenário para você e chegar em um ponto de equilíbrio entre as partes. 

Mantenha sempre o contato os clientes

Uma das melhores formas de manter o relacionamento com o cliente no pós-vendas é manter um contato frequente com eles. 

Para isso, prepare a sua equipe para seguir estratégias de customer success (sucesso do cliente) e analisar as necessidades dos compradores.

A ideia é entender as novas dores que surgem e oferecer soluções para elas. Além disso, essa estratégia ajuda a prever e evitar casos de churn, por exemplo.

Seja um especialista no mercado imobiliário

Para fidelizar seu cliente, você terá que demonstrar conhecimento e técnica. Do contrário, ele tenderá a procurar outro profissional que julgar mais capacitado. 

Por isso, invista em estudo contínuo e acompanhe as tendências de mercado de forma que possa esclarecer todas as dúvidas do seu prospect e transmitir a confiança de que ele está efetivamente fazendo um negócio bom e seguro.

Saiba quais são as reais necessidade do cliente

Ao conhecer seu cliente, compreenda o estilo de vida que ele pretende ter a médio e longo prazo. Dessa forma, você poderá até antecipar necessidades e oferecer o imóvel mais apropriado. 

Por exemplo, se está atendendo um casal, busque saber se eles vão querer ter filhos logo. Em caso positivo, você pode oferecer um imóvel com maior espaço e lazer para crianças e, assim, prestar uma consultoria certeira.

O pós-venda é determinante 

Seu trabalho não termina depois de concluir a transação imobiliária. Pelo menos não se você quiser fidelizar seu cliente. Vale conversar com ele para saber se gostou do negócio e ficar à disposição, caso precise de sua ajuda. 

Com isso, seu cliente sentirá que você se importa com ele e as chances de voltar a procurá-la ou recomendá-la para outras transações imobiliárias serão bem maiores.

Forneça informações relevantes e saia um pouco do “modo vendedor”

Um dos maiores erros dos consultores de imóveis é agir o tempo todo como vendedores e se esquecerem de que são consultores. Receber uma boa comissão são somente consequência de seu bom trabalho. 

Seu objetivo deve ser intermediar transações imobiliárias para oferecer as soluções mais apropriadas aos seus clientes. Entenda que seu papel não é influenciar a decisão de compra, mas orientar as partes envolvidas. 

Agindo assim, você não somente conquista seus prospects, como evita espantá-lo ao insistir no fechamento da transação.

Invista em Softwares de gestão de clientes

O CRM (Customer Relationship Management) é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias objetivando o relacionamento com o cliente. É uma ferramenta que dá início ao processo de fidelização. 

São informações importantes sobre cada cliente que ficam registradas, de forma simples, pelo sistema.

Por meio desse recurso, é possível saber os compradores em potencial. Para isso, é necessário reunir alguns dados importantes sobre cada um deles. 

Isso ocorre desde o primeiro contato, para que, assim, você possa garantir a melhor experiência possível para o cliente.

Esteja ciente de todas as ações

É muito importante, no processo de fidelização do cliente, que todas as ações sejam monitoradas. Assim, é possível saber o que está surtindo efeito e o que deve ser modificado. 

Acompanhar as práticas de e-mail marketing, CRM e redes sociais, por exemplo, é imprescindível para a otimização de estratégias e, assim, obter melhores resultados.

Tenha conhecimento total sobre o mercado imobiliário 

Informar-se a fundo sobre cada imóvel à venda é essencial para passar autoridade ao cliente. 

Portanto, o corretor não deve se limitar a ter conhecimentos superficiais sobre cada unidade imobiliária que for apresentar — deve saber falar de detalhes sobre ela, como seus maiores atrativos, infraestrutura do bairro, ter conhecimento sobre os pontos positivos e negativos.

Além disso, é excelente para a imobiliária que os corretores demonstrem conhecimento e técnica sobre sua área. 

Por isso, investir em cursos para acompanhar as tendências e oferecer algo a mais para os leads é um ponto que pode fazer a diferença no atendimento.

Conclusão

Como você pode acompanhar ao longo do artigo, a fidelização dos clientes é algo que deve ser levado bastante em consideração nas estratégias das imobiliárias.

Com isso, você irá manter sempre os seus clientes, mesmo em uma eventual mudança de casa, a sua imobiliária será a primeira a ser lembrada. 

Outro ponto importante são as pessoas que irão indicar a sua empresa para outras devido a excelência no atendimento que você proporciona. Um bom atendimento é capaz de transformar a negociação, deixando-a mais fácil de ser conduzida.

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10 dicas de gestão financeira para imobiliárias

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