Saber como abordar uma empresa para parceria pode criar diversas oportunidades de negócio.
Nenhum negócio se desenvolve sozinho, sobretudo face às exigências que hoje lhe são impostas, quer ao nível dos processos, quer ao nível do marketing e da gestão.
Empresas de todos os portes contam com suporte externo. Mesmo grandes empresas com grandes estruturas e equipes possuem redes de parceiros.
Esses acordos podem assumir várias formas, desde pequenas campanhas publicitárias até grandes contratos com fornecedores.
É juntar conhecimentos, recursos e públicos, independente da forma, para crescermos juntos.
Junte-se a nós para entender melhor essa prática e aprender a preparar uma proposta de parceria de sucesso! Acompanhe a seguir.
Por que fazer parcerias com outras empresas?
Propostas de parceria são muito comuns em campanhas de marketing e terceirização de serviços.
O objetivo é criar acordos “ganha-ganha”, onde todas as partes envolvidas trabalham juntas para alcançar resultados que não podem ser alcançados sozinhos.
Confira abaixo, os principais benefícios de investir em um grande parceiro.
Aumento da competitividade
As empresas que contam com o apoio de outros negócios são mais fortes e crescem mais rapidamente.
Eles também são mais flexíveis, pois as negociações entre gerentes e a preparação e implementação de projetos são mais fáceis e flexíveis.
Crescimento do mercado consumidor
Uma das maiores vantagens das parcerias é o crescimento instantâneo da base de consumidores, à medida que as audiências são agregadas.
Clientes e potenciais clientes de empresas parceiras terão a oportunidade de conhecer melhor o seu negócio, e vice-versa.
Maior autoridade
Se é bom fechar uma parceria, melhor ainda é trabalhar com uma grande marca. Associar o seu negócio a uma empresa já conhecida e respeitada no mercado é uma forma rápida de aumentar a confiança e a autoridade do seu negócio.
Diminuição de custos
Muitas vezes, a parceria é muito mais acessível em termos de tempo e dinheiro do que investir em estruturas e pessoal interno.
Por exemplo: uma companhia que deseja investir em Marketing Imobiliário, mas não conhece bem o assunto, pode obter resultados mais rápidos e duradouros com a ajuda de uma empresa profissional.
Satisfação do público
As parcerias permitem maiores projetos inovadores e oportunidades de negócios que de outra forma não seriam possíveis.
Isso pode se refletir em melhores produtos e serviços, preços mais competitivos ou condições mais atrativas para o público.
Desenvolvimento do mercado
Boas parcerias geram ganhos que ultrapassam o lucro, crescimento e oportunidades ocasionais.
Elas são uma das ferramentas que impulsionam o mercado e fornecem aos consumidores soluções cada vez melhores.
Você precisa pensar em seu setor como um grande ecossistema, onde há muita competição, mas também muitos relacionamentos de apoio mútuo.
8 dicas de como abordar uma empresa para parceria!
Como se destacar na acirrada concorrência do mercado? Como atender de forma integral os consumidores com exigências cada vez mais exigentes?
Firmar parcerias com empresas diversas pode ser a solução. Mas selecionar e manter um parceiro pode ser um desafio quando você não está pronto para isso.
Portanto, se você está pensando em iniciar essa estratégia, é melhor estar preparado. Considere aplicar essas dicas importantes para fechar mais negócios. Veja mais!
1. Observe o seu próprio negócio: conheça seu público-alvo
Fazer uma análise crítica do seu próprio negócio pode parecer impossível à primeira vista, mas identificar áreas de melhoria é crucial.
Isso evita que você e sua empresa fiquem sem tempo. Para tornar essa tarefa menos complicada, a sugestão é fazer uma análise SWOT para entender seus pontos fortes e fracos, bem como oportunidades e ameaças.
Uma ferramenta realmente interessante para ter uma ideia melhor de onde você está e onde quer chegar.
Em seguida, defina seu público-alvo. Esse conceito é a base de qualquer estratégia de negócios para uma empresa que deseja ter sucesso na busca por parcerias.
Seu público-alvo são pessoas que podem estar interessadas no que você tem a oferecer, mesmo que não queiram comprar seus produtos. Essas pessoas compartilham características como:
- faixa etária;
- interesses;
- localização geográfica;
- profissão;
- estado civil etc.
Por exemplo, uma imobiliária que opera em uma capital, pode ter como alvo residentes com perfis específicos naquela região e área metropolitana.
2. Liste os potenciais parceiros: busque parcerias de sucesso
Para saber como abordar uma empresa para parceria, você deve, primeiramente, listar os potenciais parceiros de sucesso.
Essa lista deve conter o número máximo de empresas e profissionais que atuam nos nichos relevantes para o seu público.
Feito isso, você deve se guiar pelo topo dessa lista. Quanto melhores forem as referências do seu parceiro, mais essa boa imagem será projetada na sua própria marca.
E, para identificar as empresas que serão foco dessa ação, avalie:
- suas experiências passadas;
- referências de sua base de clientes atual;
- comentários da empresa em sites de reclamações e mídias sociais;
- organizações, tecnologias e inovações adotadas.
Você pode escolher outros critérios de avaliação que achar relevantes, o mais importante é ter parâmetros diferentes que se combinam para resumir claramente as melhores empresas para se trabalhar.
3. Saiba o que oferecer: defina um objetivo que beneficie ambos os lados
O que você está disposto a oferecer? As parcerias envolvem benefícios mútuos, que podem ser exclusividade, condições especiais para os clientes dos parceiros, etc.
Seja o que for, saiba que você precisa oferecer a diferença, afinal parceria é mais que aceitação.
Prepare uma apresentação, um documento ou algo para formalizar o que sua proposta de parceria pode oferecer a outra empresa.
Assim, além de deixar claro os benefícios envolvidos, você demonstra o comprometimento e o profissionalismo de sua imobiliária.
4. Estabeleça regras que embasam a parceria
Ainda sobre como abordar uma empresa para parceria, ao documentar uma parceria, deixe claro desde o início as regras que sustentam o relacionamento e os benefícios mutuamente acordados. Isso evita futuras falhas de comunicação em ambos os lados.
Lembre-se, é importante cumprir suas promessas, caso contrário, isso prejudicará a imagem da sua empresa.
5. Ofereça o melhor serviço aos parceiros e clientes
Não diferenciar clientes de seus sócios de outras empresas é um grande erro na colaboração empresarial, pois você compromete todo o seu trabalho e ainda prejudica o trabalho da outra empresa.
Por exemplo, a Widesys é uma empresa de software imobiliário que oferece diversas soluções para parceiros do setor.
Uma plataforma completa de gestão imobiliária onde você pode conectar recursos de locação, vendas, CRM e até sites em um só lugar com um único acesso.
6. Avalie o retorno obtido periodicamente
Depois de aprender como abordar uma empresa para parceria, você precisa realizar uma tarefa fundamental de toda gestão empresarial: avaliar regularmente o andamento e os resultados de sua seleção.
É quase impossível evoluir sem parar e analisar o que está fazendo certo ou errado. Portanto, avalie cada parceiro:
- os custos da sua empresa;
- as recompensas obtidas;
- a qualidade dos produtos ou serviços prestados;
- a taxa de reclamações ou elogios ouvidos pelos clientes.
7. Aproveita as mídias sociais para divulgação
Com bilhões de pessoas em todo o mundo acessando as redes sociais todos os dias, as redes sociais são um terreno fértil para trazer essa parceria ao público.
Algumas ideias para aumentar ainda mais essa divulgação são oferecer cupons de desconto para pessoas que compram acima de determinado valor ou para seguidores que mais interagem.
Isso ajuda a incentivar mais mídia autogerada, o que leva a melhores resultados para as parcerias.
8. Continue fluindo: encontre novos parceiros!
Como resultado da avaliação, só continue fluindo por meio de parcerias que tragam benefícios e das quais você consiga participar plenamente.
Para que essa troca de vantagens funcione bem, ela deve se refletir nas impressões de seus clientes.
Visto dessa forma, é fácil determinar quais devem continuar e quais precisam desaparecer para dar lugar a novos.
Mantenha o relacionamento com as parcerias
É importante manter relacionamentos com as empresas para que os benefícios de longo prazo possam ser mantidos e as oportunidades futuras possam estar disponíveis.
Muitas empresas possuem estratégias de comunicação mais amplas do que aquelas focadas no consumidor para manter parcerias.
Devido ao papel vital que as parcerias desempenham nos negócios, é crucial para uma empresa valorizar e monitorar cada um de seus parceiros.
A divulgação de cada parceria em campanhas de mídia e nas redes sociais é necessária para que esse vínculo seja formado publicamente.
Isso permite que uma empresa conte com o envolvimento do público para garantir que seu sindicato dure. Sem esse apoio público, essa parceria nunca vai durar.
Conheça o Software para Imobiliárias da Widesys e garanta o melhor para o seu negócio!
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu como abordar uma empresa para parceria. Outra grande dica é demonstrar profissionalismo no seu trabalho.
Para isso, aproveite para conhecer o software imobiliário da Widesys e usar o melhor CRM imobiliário do mercado para gerenciar seus clientes de qualquer dispositivo, divulgar imóveis, conversar ao vivo e muito mais recursos incríveis!
Seguindo essas premissas, você pode alcançar o sucesso e aumentar sua lucratividade por meio de parcerias com empresas de sucesso.