Todos os consumidores já se depararam em algum momento com o recebimento de uma nota que comprova a compra ou aquisição de um serviço. Mas como funciona a emissão de nota fiscal para imobiliárias?
A nota fiscal é algo corriqueiro para empresas ou autônomos. Afinal, é necessário dispor de uma forma de pagar impostos e comprovar ao Fisco a legalidade das transações.
A boa notícia é que hoje existe a facilidade da emissão online. Para isso, é preciso fazer um cadastro online. E, dependendo do caso, pode ser necessário levar documentos à prefeitura municipal para formalização.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe a leitura!
O que é nota fiscal para imobiliárias?
No caso das imobiliárias, existe uma diferença na emissão da nota fiscal, pois não se trata da venda de um produto, mas de um imóvel, que possui uma escritura e um registro.
No momento em que ocorre a compra do imóvel, existe a necessidade da escritura. E, quando esse é vendido, o documento será do próximo proprietário.
Mas a imobiliária precisa emitir nota, considerando que já existe outro documento que comprova a aquisição do imóvel?
Sim, as imobiliárias emitem nota, não de um produto, mas do serviço.
Além disso, a emissão de nota fiscal para imobiliárias precisa ser feita por empresas com CNPJ e também por profissionais autônomos.
Afinal, é isso o que comprova que o serviço foi prestado.
Mas como emitir nota fiscal de intermediação de negócios? A emissão é pela internet, o que facilita bastante o procedimento.
Então, você já sabe o que é emissão de nota fiscal. Para conhecer os tipos existentes, leia as informações a seguir.
Tipos de notas fiscais
Afinal, qual tipo de nota fiscal para locação e venda de imóveis?
Existem diversos tipos de notas fiscais aplicáveis no setor imobiliário. Vamos ver quais são as mais conhecidas? Confira abaixo a lista.
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Este é o documento online que comprova a venda para pessoas físicas ou empresas e substitui a tradicional nota fiscal impressa.
- Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e). Essa nota é utilizada por quem presta serviços, para validar que os contratos são legais.
- Nota Fiscal Avulsa (NFA-e). Este documento é emitido de forma gratuita por MEIs e autônomos pessoas físicas, como forma de comprovar as atividades.
- Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e). Essa nota substitui o cupom fiscal e registra vendas a pessoas físicas ou empresas.
Você já deve ter percebido então que cada tipo de emissão de nota fiscal para imobiliárias tem uma função.
Além disso, todas as notas mencionadas são emitidas pela internet.
[smartslider3 slider=”2″]
Como funciona a emissão de Nota Fiscal de Serviço (NFS-e)?
A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) permite a adequada documentação do serviço prestado, a exemplo da nota eletrônica ou da nota do consumidor eletrônica, que possuem os dados das transações.
E como emitir nota fiscal eletrônica? Precisa ir na prefeitura para emitir nota fiscal?
No caso da NFS-e, sim. Ela é de controle da prefeitura local, e não em nível federal, como ocorre com outros tipos de notas fiscais.
Para emitir a NFS-e, é necessário ter um sistema emissor, que é disponibilizado pelas prefeitura, embora não sejam todas que possuam o sistema.
Quando a prefeitura não o disponibiliza, é preciso acessar o eGestor.
Para emitir a nota, você precisa requerer um certificado digital, pois ele atua como uma espécie de identidade que assegura a autenticidade dos dados.
No sistema, constam informações como CNPJ, cidade, inscrição municipal e endereço.
Benefícios da emissão de nota fiscal para imobiliárias
Talvez você esteja em dúvida sobre para que serve a nota fiscal.
Existem muitas vantagens, para que o processo de prestação de serviços ocorra dentro dos parâmetros legais. Confira abaixo algumas delas.
1. Calcular impostos
Na nota fiscal eletrônica, o cálculo de impostos ocorre de modo automático. E, no setor de imóveis existem alguns impostos específicos, então essa é uma vantagem de emitir nota.
2. Acesso online
Na atualidade o acesso à emissão de nota fiscal para imobiliárias é feito online e por meio de um sistema seguro que permite emitir a nota facilmente para comprovar a prestação do serviço.
3. Controle financeiro
Além de estar de acordo com a legislação, emitir nota fiscal possibilita um melhor controle financeiro de todas as transações.
4. Redução de custos
Com a emissão online de notas, os custos se tornam reduzidos, pois não será necessário administrar e gerenciar um arquivo físico dessa documentação.
Qual a importância da emissão de nota fiscal para imobiliárias?
A nota fiscal é um meio de comprovar ao Fisco que existe legalidade nas vendas ou na prestação de serviços.
Isso mesmo. A Secretaria da Fazenda monitora o pagamento de impostos e esse controle é feito também pela emissão de nota fiscal.
De maneira resumida, a nota constará no fluxo de caixa da imobiliária ou do corretor.
Como fazer a emissão de nota fiscal como corretor de imóveis sem CNPJ
Se o corretor trabalha como autônomo, existe a possibilidade de emitir nota mesmo se você não tiver um CNPJ.
Para que o procedimento seja possível, é necessário se cadastrar na prefeitura como autônomo e pagar a taxa de serviço, de acordo com as regras do município.
Essa opção costuma ser a melhor saída para quem está no início da carreira.
Como fazer a emissão de nota fiscal como corretor de imóveis com CNPJ
Nesse caso, a opção costuma ser utilizada por corretores que estão há mais tempo no mercado.
Em geral, os corretores que têm um CNPJ são MEI, com as especificidades tributárias deste regime.
O cadastro do MEI também ocorre na prefeitura e é possível emitir as notas online.
Vale lembrar que os impostos para corretores podem variar entre 6% a 17%, dependendo do serviço, mas os diversos impostos são unificados em apenas um boleto.
Agora você já sabe da importância da emissão de nota fiscal para imobiliárias!
Aproveite para visitar nossa página inicial e conhecer nosso software para gestão de imóveis!