O futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

O futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

Uma das maiores dúvidas que as pessoas que desejam comprar e vender imóveis possui é sobre como estará o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

A pandemia da COVID-19 impactou negativamente os mais diversos setores dentro da economia mundial, e o Brasil não ficou livre desses prejuízos.

As medidas de isolamento social não foram suficientes para conter os índices de contaminações e mortes, mas a vacinação cada vez mais avançada já traz uma perspectiva positiva sobre o retorno à normalidade.

E em meio a isso, surge a questão: o que esperar do futuro do mercado imobiliário pós-pandemia?

O setor imobiliário foi um dos únicos que teve crescimento já no ano de 2021, mostrando não só uma recuperação, mas uma boa alta em termos de vendas de imóveis quando em comparação com o ano passado.

Esse setor, portanto, mostra que já está estabilizando-se e as perspectivas para o futuro são as mais otimistas.

Mas como exatamente será o mercado imobiliário após a pandemia? Quais as tendências principais que irão chamar a atenção dentro dele?

Para saber tudo sobre esse assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

A arquitetura deverá mudar o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

Uma das principais mudanças que deverá haver no mercado imobiliário pós-pandemia diz respeito à arquitetura dos imóveis.

As pessoas, com a pandemia, começaram a prestar muito mais atenção na forma de viver e de morar, principalmente porque precisaram ficar longos períodos em casa durante os piores momentos de casos e mortes por COVID-19.

É muito provável, portanto, que os modismos irão ficar mais em segundo plano, e as mudanças vão impactar também a maneira como as pessoas interagem com aquele entorno em que vivem.

Estar saindo de casa pode vir a deixar de ser uma opção válida, visto que as pessoas estão mais atentas às alternativas de lazer em suas próprias casas e a tecnologia permite que se compre tudo online e se receba em casa.

Se tratando de imóveis comerciais, como os escritórios, a tendência deverá ser de salas com um tamanho reduzido, já que a tendência em crescimento é do home office.

Isso porque muitas empresas dos mais diferentes setores perceberam como a produtividade dos colaboradores é a mesma ou até maio em caa, ao mesmo tempo em que elas reduzem custos.

Opção por construir em locais mais longe do centro pode mudar o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia

Uma outra tendência para o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia é a construção de prédios em locais distantes dos grandes centros.

As pessoas deverão, no futuro, optar por um espaço que seja exclusivamente destinado ao home office, principalmente porque essa modalidade de trabalho deve perdurar após a pandemia.

Se antes a busca era por imóveis nas capitais, próximos de praças, parques, escolas e shoppings, isso deverá mudar depois da pandemia.

As famílias irão escolher imóveis que tenham opções de lazer dentro do próprio condomínio, como playgrounds e salão de jogos.

Isso porque as pessoas poderão trabalhar de qualquer lugar desde que tenham acesso à internet, por meio do home office, permitindo assim que elas possam viver em locais mais distantes dos grandes centros.

A arquitetura da hospitalidade deverá ser uma outra tendência

Algumas tendências irão confirmar-se após a pandemia no mercado imobiliário, sendo uma delas a chamada “arquitetura de hospitalidade”.

Esse termo significa que as áreas comuns vão ser o destaque principal nos projetos que serão criados, gerando assim uma união entre interação, comunicação e serviços através do uso da tecnologia.

Existem alguns empreendimentos que já contam com essa tendência, implantada antes mesmo da pandemia, mas ela deve ficar mais forte no setor imobiliário daqui para a frente.

As pessoas deverão buscar por imóveis que contenham varandas e quintais, além de áreas de coworking, facilitando assim que as casas tornem-se espaços que sejam multifuncionais.

As negociações deverão ser digitais e as visitas guiadas virtuais

A tecnologia terá um forte impacto sobre o futuro do mercado imobiliário pós-pandemia, o que engloba a maneira como o consumidor faz as pesquisas e as compras de produtos.

Com certeza, uma das novidades que irão permanecer é a possibilidade que os potenciais clientes realizem uma visita guiada no imóvel através de um tour virtual.

As imobiliárias irão disponibilizar essa opção de se fazer a visita online, que será muito similar ao que se pode fazer com a ferramenta do Street View, existente no Google Maps, de modo a ter uma visão 360º de um imóvel.

Os clientes vão poder então fazer toda a visita e ver os detalhes do imóvel, nos mais diversos ângulos, sem que seja preciso deixar a sua casa.

Isso irá facilitar bastante as negociações digitais entre o potencial comprador ou locatário e o proprietário ou a imobiliária.

Valerá a pena investir no mercado imobiliário após a pandemia?

Muitas pessoas, incluindo aquelas que desejam investir no setor imobiliário, perguntam-se se esse mercado valerá a pena após a pandemia.

A resposta é bastante simples: sim, vai valer a pena.

O setor imobiliário já está sendo um dos mais importantes na retomada da economia do país, mostrando como ele está fortalecendo e irá estabilizar-se em breve.

Isso significa um mercado mais forte e no qual valerá muito a pena fazer investimentos, pois os imóveis estarão com bons preços e os juros estarão mais baixos.

Além disso, com todas essas tendências para o futuro, o mercado imobiliária tenderá a inovar-se cada vez mais nos próximos meses e anos.

Conclusão

Como você viu, o mercado imobiliário pós-pandemia ainda traz muitas dúvidas, e por isso mesmo é comum as pessoas perguntarem-se sobre como ele será no futuro.

Neste texto, você pôde ver como o setor imobiliário é um dos principais em termos de recuperação econômica na pandemia, com um enorme crescimento nos últimos meses, e essa tendência de alta deverá manter-se por um tempo.

Além disso, aqui ainda foram mostradas muitas tendências que irão permanecer nos próximos meses e anos após a pandemia nas buscas dos clientes dentro desse setor. 

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