Quais as vantagens de ter uma conta digital?

Quais as vantagens de ter uma conta digital?

Hoje, os bancos digitais representam uma grande fatia do mercado financeiro. Milhões de pessoas estão conhecendo as vantagens de ter uma conta digital e optando por essa forma de cuidar do dinheiro e. Devido à grande procura que esses bancos digitais estão tendo, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias que garantem para o cliente mais facilidades. 

Mas, por ser uma coisa relativamente nova e disruptiva, muitas dúvidas podem acabar surgindo, principalmente por se tratar de coisas tão complexas como bancos, dinheiro, transferências, empréstimos e muito mais. 

O objetivo deste texto é responder algumas destas dúvidas, de modo que você possa ter cada vez mais segurança para tomar a sua própria decisão de onde irá deixar o seu dinheiro guardado. 

Quer saber mais sobre bancos e contas digitais? Então acompanhe esse artigo até o final e saiba tudo o que sempre desejou! 

O que são bancos digitais? 

Banco Digital é o nome dado às instituições financeiras que funcionam de forma online. Isso significa que praticamente tudo o que o cliente precisa pode ser feito virtualmente – da abertura da conta ao atendimento e pagamento de boletos.

Outra característica de um banco digital é que ele, de forma geral, não possui uma estrutura física como os bancos tradicionais (agências e postos de atendimento, por exemplo), o que diminui bastante seu custo de operação.

Apesar de muitos bancos tradicionais oferecerem app e internet banking para os clientes realizarem algumas operações online, eles não são considerados bancos digitais – mas bancos digitalizados.

Quem pode abrir uma conta digital? 

A verdade é que todo mundo que tem mais de 18 anos ou mais de 16 anos com representantes legais podem solicitar a abertura de uma conta digital. No entanto, a aprovação depende de cada instituição financeira.

Assim sendo, o pedido está liberado para todo mundo dentro dessa faixa etária. A diferença é que nem toda empresa libera a conta digital para quem está com problemas financeiros, como com a negativação do nome, por exemplo.

Por isso, antes de tentar abrir a sua conta em algum banco digital, tenha a certeza de que seu nome está regularizado e todas as suas contas estejam em dia. Isso irá fazer com que o processo seja muito mais rápido e fácil. 

O dinheiro está seguro dentro de um banco digital? 

Os bancos digitais oferecem, sim, bastante segurança para seu dinheiro. Os principais bancos disponíveis para os clientes investiram bastante em sistemas operacionais bancários que entregam toda a segurança necessária para os clientes. 

Assim como os bancos tradicionais, os digitais oferecem garantias de segurança do seu dinheiro, por isso, quanto a isso pode ficar tranquilo

Para que você fique ainda mais seguro e tenha certeza que aquela instituição financeira é segura é consultar a listagem do Banco Central, após fazer isso, confira se ele possui a garantia FGC, que é uma garantia a mais que aquele é um ambiente financeiro online seguro. 

Quais são as vantagens de ter uma conta digital em um dos bancos disponíveis?

São várias as vantagens de ter uma conta em um banco digital, mas a principal delas é para a não cobrança de tarifas mensais. E nem mesmo de anuidade. Isso porque os bancos tradicionais fazem essa cobrança mensal, em valores que partem dos R$ 15.

Além disso, outra vantagem do banco digital é que ele permite toda informação por meios digitais e online, sem custos. Assim, dá para transferir recursos, quase sempre, sem custos. O que não acontece em bancos físicos, onde esse serviço custa quase R$ 20.

Para muitas pessoas que sofrem com dívidas e não possuem muito controle financeiro, as contas em bancos digitais podem ser uma alternativa bastante interessante. 

O controle da conta é feito totalmente online, sem precisar ir até agências para conseguir aquilo que deseja. Mas, fique atento, apesar de não cobrar tarifas mensais de cartões de crédito, os juros para parcelas atrasadas podem ser muito maiores do que os bancos tradicionais. 

Por isso, antes de transferir os seus fundos para um banco digital é muito importante que você tenha a noção exata do que está acontecendo na sua conta corrente. Se você não está conseguindo arcar com seus faturamentos, não é indicado ir para um banco digital. 

Antes, faça uma renegociação das suas dívidas com seu atual banco e, assim que estiver tudo regularizado, você pode sair para outra agência de sua preferência. 

Empresas podem abrir contas digitais ou devem se manter em bancos tradicionais? 

Atualmente, já existem contas digitais para muitos públicos, inclusive, para as empresas. E essa é mais uma das dúvidas sobre contas digitais que as pessoas têm, mas ficam felizes em saber as respostas. O banco Inter é um deles, que oferece a conta para PJ e MEI.

De modo geral, essas contas também não têm custo de mensalidade e nem de anuidade. Mas, possuem alguns limites, como na emissão de boletos e transferências. É preciso consultar o seu banco digital para saber mais detalhes.

Como escolher o banco digital ideal para mim? 

São muitas as opções de bancos digitais existentes no mercado brasileiro. Dentre eles: Nubank, Banco Inter, C6 Bank, Neon, Mercado Pago e PagSeguro. Você terá muitas alternativas para escolher.

Para decidir procure perguntar a alguém que já tenha conta qual a sua avaliação sobre a instituição. Igualmente, também dá para pesquisar em sites como o Reclame Aqui.

Da mesma forma, você pode pesquisar se a instituição oferece apenas conta pessoa física ou também jurídica. Veja qual a sua necessidade, compare e escolha bem. Assim você vai encontrar o melhor banco digital para sua necessidade.

Conclusão

Bancos digitais são modernos e muito práticos. Oferecem um tipo de serviço que está atraindo cada vez mais pessoas para eles, principalmente os mais jovens que buscam mais facilidade para resolver seus problemas usando a internet. 

O importante é apenas prestar atenção nas taxas cobradas pelos bancos. As tarifas e pacotes oferecidos por cada uma é bastante diferente uma das outras, por isso, antes de fechar contrato, faça uma grande análise de todas as suas opções. 

Existem muitos benefícios mas também algumas taxas maiores que os bancos tradicionais, por isso, preste bastante atenção.

Leia também:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco