O que são Proptechs?

Você já ouviu falar sobre o que são proptechs? Entende quais são as finalidades dela dentro do setor de imóveis.

É fato que ainda há muitos empreendedores e trabalhadores do ramo imobiliário que nunca ouviram sobre esse termo, ou que já o conhecem de nome, porém não sabem o que significa.

Essa é uma expressão relativamente nova dentro do mercado imobiliário, então é normal que as pessoas que trabalham e convivem diariamente com ele ainda não a conheçam.

A proptech pode ser definida como uma expressão similar a outras que são mais conhecidas e que estão relacionadas com a tecnologia dentro do mundo dos negócios, como as fintechs, as construtechs e as infratechs, por exemplo.

Ela é uma abreviação das palavras Property Technology, que designa todas as inovações tecnológicas e as mudanças digitais que ocorrem dentro do mercado imobiliário.

Apesar disso, o termo proptech tem sido bem mais utilizado com o intuito de definir as empresas e as startups que estão fazendo uso da tecnologia para estar oferecendo novos serviços, produtos e modelos de negócios no mercado.

Muitos desses são essenciais para estar ajudando o corretor a desenvolver-se dentro do mercado imobiliário e a ir mais longe em suas carreiras profissionais.

O objetivo desse artigo é aprofundar mais a respeito das proptechs, as fintechs do mercado imobiliários, que usam as tecnologias, como o blockchain e a Inteligência artificial, para transformar e desenvolver o mercado.

Acompanhe!

Proptechs: O que elas são?

O termo Proptechs é uma abreviação das palavras Property Technology, que aponta para as mudanças tecnológicas e digitais dentro do setor imobiliário, criando um novo produto ou inovando algo já existente.

Assim, a palavra pode ser usada com o intuito de estar descrevendo todas aquelas tecnologias que podem ser aplicadas dentro do mercado imobiliário.

Essas tecnologias podem ser hardwares (como é o caso, por exemplo, dos sensores), softwares e ainda alguns materiais.

O crescimento das proptechs pode ser muito bem observado desde 2011, quando houve um grande aumento nos investimento realizados nas tecnologias para o setor imobiliário de todo o mundo.

O investimento feito tem se multiplicado nos últimos 10 anos, deixando muito claro que as proptechs realmente chegaram no mercado para ficar de vez.

As parcerias realizadas com as proptechs trazer muitos benefícios, como é o caso:

  • Dos ganhos operacionais para o desenvolvimento de projetos
  • Da redução dos custos com o marketing
  • Do aumento das receitas provenientes das vendas
  • Do maior conforto e maior economia oferecida para os clientes
  • Entre outros mais

E como as proptechs surgiram?

Agora que você viu o que são propetchs, vamos ver mais um pouco sobre como elas surgiram no mercado imobiliário.

O surgimento das proptechs, pelo menos a nível do mercado brasileiro, foi no ano de 2020, mas é verdade que essa foi apenas mais uma onda desse movimento.

A primeira vez que se falou sobre as proptechs remete-se à década de 80, quando “explodiram” os softwares para a análise de dados, o CAD, a gestão de empreendimentos e a modelagem.

No momento atual, existe um grande impulso em termos de investimentos nas tecnologias com custos muito mais baixos, com as multiplataformas, as soluções B2B, os softwares de código aberto e o comércio eletrônico global.

Todas elas permitiram um alcance que é praticamente ilimitado por parte das pessoas em geral, então é muito provável que você que é corretor já tenha usado ou use alguma proptech, mesmo sem saber disso.

Alguns dos mais comuns e que você talvez tenha usado em seu trabalho até hoje são:

A maioria deles já faz parte do dia a dia das imobiliárias há algum tempo, mostrando como as proptechs são tão essenciais dentro desse mercado.

Proptechs de sucesso no mundo

Para explanar ainda mais o tema o que são as proptechs, nada mais importante do que conhecer aquelas que fazem mais sucesso no mercado imobiliário em todo o mundo.

Veja a seguir quais são as principais!

LegAut

Essa Startup faz uso do machine learning com o objetivo de estar otimizando e organizando melhor os documentos dos clientes, facilitando assim a intermediação de grandes quantidades de negócios no mercado imobiliário.

É por isso mesmo que essa proptech tem sido tão busca pelas imobiliárias, que são as que possuem uma quantidade grande de clientes e de transações imobiliárias em seu dia a dia.

Atta

Essa é uma plataforma independente que atua com crédito imobiliário e com as garantias locatícias, fazendo uso da tecnologia para que seja possível estar desburocratizando todo o acesso referente aos financiamentos imobiliários.

A proptech tende a trazer maior empoderamento para diversos atores do mercado imobiliário, como os corretores, as imobiliárias e também as incorporadoras.

Isso faz com que muitos corretores, autônomos ou que trabalham para as imobiliárias, prefiram utilizar essa opção para obter melhores resultados no trabalho.

Conclusão

Como você viu, é essencial conhecer mais sobre as proptechs, que são importantes dentro do setor imobiliário, mas a respeito da qual muitas imobiliárias e corretores ainda conhecem pouco.

Neste texto, você pôde compreender melhor sobre o que são proptechs, além de como elas funcionam e a importância para o setor imobiliário como um todo.

Aqui ainda foram mostradas algumas das melhores proptechs atualmente no mercado, incluindo empresas brasileiras, que por meio de diversas tecnologias têm ajudado muito os corretores, as incorporadoras e as imobiliárias. Além delas, é claro que a Widesys também é uma proptech que vem se destacando no mercado, com soluções focadas na gestão e divulgação das imobiliárias e corretores de imóveis, acesse nosso site e saiba como podemos ajudar seu negócio escalar para outro nível.

Gostou deste conteúdo?  Leia também sobre LGPD no setor imobiliário.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco