O que é uma incorporadora e como funciona?

Você sabe o que é uma incorporadora? E uma construtora?

Pois bem, para se tornar um corretor de sucesso, você precisa entender a diferença das duas na prática, e saber o que responder aos seus clientes quando o assunto surgir.

Embora sejam parecidas, na prática, elas são bem diferentes, ainda que construtoras possam fazer o papel de incorporadoras e vice-versa.

Por isso, é fundamental que todo corretor saiba o que é uma construtora, o que é uma incorporadora, e todos os benefícios que ambas podem trazer para seu negócio.

E, incorporadoras, nada mais são do que as responsáveis por articular concepção de um novo empreendimento. Ou seja, ela estuda assuntos relacionados a novos empreendimentos, como viabilidade da concepção, compra do terreno e valores referentes à venda.

Para o cliente, a incorporadora funciona como uma mediadora, que será acionada em caso de descumprimento do contrato.

Quer aprender como as incorporadoras podem melhorar seu negócio e gerar muitos novos contratos? Continue com a leitura e descubra!

Incorporadora x construtora

Para saber o que é uma incorporadora, e conhecer todas as vantagens que ela tem para proporcionar para um corretor/imobiliária, é necessário saber que ela é diferente de uma construtora.

Como já foi dito anteriormente, uma incorporadora pode fazer o mesmo trabalho de uma construtora, assim como uma construtora pode agir como inspiradora, mas é fundamental que você conheça a diferença entre elas.

Mas, na prática, construtoras são responsáveis pela construção civil da obra. Elas são responsáveis pela construção propriamente dita, contratação de pessoal, compra de material e execução da obra.

Já a incorporadora, trabalha com a parte de pesquisas relacionadas ao empreendimento, garantindo sua viabilidade.

Ambas trabalham com riscos, mas incorporadoras podem correr mais riscos com a incorporação da obra, obtendo também um lucro maior que o da construtora.

A Lei nº 4.591 regulamenta a operação de incorporação imobiliária, permitindo que ocorra a venda de imóveis que ainda estão em construção.

Vantagens da parceria entre corretor e incorporadora

Sabendo agora o que é uma incorporadora e sua importância nos empreendimentos imobiliários, também é importante acrescentar a importância de um bom relacionamento entre elas e você, corretor.

Para corretores autônomos, a vantagem pode ser ainda maior, graças à maior flexibilidade de horários, e de rotinas mais adaptáveis

Conheça agora, algumas das vantagens de trabalhar junto com incorporadoras de imóveis:

Possibilidade de maior segurança para o cliente:

Quando o cliente encontra uma empresa renomada e com CNPJ empresarial, ele passa a se sentir mais seguro, por consequência. A partir desse momento, ele sabe que em qualquer situação problema, caso a solução não venha de maneira amigável, ele poderá acionar a justiça e correr atrás de seus direitos. Mas ainda melhor do que isso, é usar todo o seu poder de persuasão para mostrar a boa reputação da incorporadora que trabalha junto com você. Assim, não haverá necessidade de acionar a justiça e todos saem ganhando.

Melhor flexibilidade no atendimento:

Esse é um excelente ponto a seu favor nessa parceria com incorporadoras, tanto geograficamente, quanto em relação ao tempo. Considerando que o profissional autônomo tem mais tempo disponível, já que não precisa cumprir horários comerciais, ele tem muito facilidade e disponibilidade para levar os clientes aos locais. Essa flexibilidade de horários pode ser um grande diferencial, já que não vai limitar a visita do cliente aos horários comerciais. Dessa maneira, é muito mais fácil fidelizar clientes e atrair uma nova cartela de clientes.

Bom retorno financeiro:

Corretores de imóveis autônomos já ganham uma comissão maior que corretores regulares, e corretores que são associados a incorporadoras têm sua comissão ainda maior. Isso ocorre porque a chance de conseguir imóveis mais valorizados, é maior, aumentando o lucro a cada venda efetuada com sucesso.

O lucro é muito maior, pois imóveis vendidos na planta tendem a resultar em ganhos mais elevados para todos os envolvidos. Tanto para investidores, quanto para compradores finais.

Ambos acabam tendo um poder maior de negociação, conseguindo alcançar as melhores condições e objetivos com o imóvel em questão, sendo a transação de compra ou de venda.

E para imobiliárias, como funciona a incorporação?

Após investir na incorporação imobiliária para imóveis vendidos ainda na planta, é indispensável que a imobiliária mantenha a atenção em todas as responsabilidades exigidas no contrato.

A legalização em casos de descumprimento do dever, em qualquer uma das etapas, pode ocorrer tanto para a empresa, quanto para o corretor que efetuou a compra.

Um exemplo claro disso, é o do corretor que anuncia um imóvel sem registro de incorporação. Ele pode sofrer algum tipo de penalidade ou processo administrativo e até perder seu registro no CRECI.

No caso de atraso na entrega do imóvel,  por exemplo, o comprador tem respaldo judicial ao pedir a rescisão contratual, recebendo todos os valores que foram pagos + multa por atraso.

Para que grandes problemas sejam evitados, é necessária uma pesquisa profunda sobre o mercado, o terreno, o tipo de empreendimento a ser construído e todos os riscos envolvidos.

Por isso, os corretores que trabalham na imobiliária precisam acompanhar de perto, desde a prospecção do terreno, todos os processos, até a entrega da chave.

Dessa forma, muitos problemas poderão ser evitados, aumentando as chances de vendas para clientes e corretores.

Viu o que é uma incorporadora e sua importância para o setor imobiliário?

Conclusão

Como você pôde perceber, entender melhor sobre o que é uma incorporadora, pode te ajudar a expandir seus horizontes e aumentar a chance de captação de clientes.

Com ela, você consegue mais opções de contratos e possíveis negócios, então, por que não investir nesse networking?!

A responsabilidade pode ser muito grande, mas além de grandes lucros e muito mais flexibilidade, ela pode te ajudar a crescer muito mais na sua carreira de corretor de imóveis.

Além disso, o mercado imobiliário tem sofrido grandes mudanças positivas, saindo do período de estagnação, com lançamentos de novos empreendimentos em maior quantidade que nos anos anteriores.

Essa é a hora de investir em uma parceria que pode dar muito certo.

Além disso, você sabe o que é e como funciona a permuta de imóveis? Clique aqui e fique por dentro também dessa prática no mercado imobiliário.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco