O que é CRM Imobiliário e suas principais vantagens

O CRM é uma solução tecnológica extremamente útil nos nossos dias. Afinal, a experiência e a jornada do cliente se encontram definidas por diversos pontos e canais e é difícil mensurar e controlar isso sem uma ferramenta como o CRM.

É mais importante ainda entender o impacto de uma ferramenta dessas em cada setor em específico. Eles buscam compreender os problemas típicos do universo em questão e apresentar uma solução que traga o maior impacto positivo para o cliente.

Torna-se mandatório, portanto, entender o que é CRM imobiliário. A solução do gerenciamento de clientes no setor de imóveis consegue tornar as vendas e os aluguéis ainda mais efetivos, com menos insatisfação e menos dores de cabeça.

Em suma, é possível ofertar o imóvel certo para a pessoa que procura, sem burocracia. 

Saiba tudo o que precisa sobre o assunto neste conteúdo completo. 

O que é CRM imobiliário?

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management. O CRM imobiliário é uma plataforma que administra o relacionamento com os clientes, monitorando todos os pontos da jornada para gerar insights e viabilizar as melhores ações.

É uma solução tecnológica que integra marketing, vendas e atendimento. Busca oferecer respostas para as questões desses setores, sempre em busca de aumento de lucratividade. 

Por exemplo, a plataforma integra os esforços para criar uma campanha, todos os dados necessários para isso, bem como o monitoramento do histórico de atendimento. Prepara as equipes para as melhores táticas, de acordo com a relação com a base de clientes. 

O sistema define os perfis dos clientes, inclusive para encontrar matches com os perfis de imóveis na carteira e sugerir novas ofertas. 

É um sistema capaz de acompanhar os contatos desde a primeira interação até que eles se tornem clientes. Monitora todas sessões de diálogo (seja em atendimento ou não), bem como gera dados para personalizar ofertas e sugestões.

O CRM é o aliado da imobiliária na compreensão dos clientes. O sistema busca entender o quão preparada uma pessoa está para se tornar cliente, a partir do monitoramento do funil de vendas. 

Ou seja, acompanha os clientes em cada etapa da representação da jornada: 

  • no topo, quando estão aprendendo sobre o assunto; 
  • no meio, quando já sabem mais; 
  • e no fundo, quando já cogitam comprar. 

É possível saber quantas pessoas estão em cada fase e preparar melhor as ações. Dá para saber a relação de uma fase para outra, como o indicador de quantas pessoas no topo eu preciso conseguir por mês para gerar X vendas. 

o que é crm imobiliário

O sistema ainda apresenta dashboards, com gráficos e relatórios completos sobre as oportunidades, as pessoas interessadas, os que já visitaram e muito mais. 

Além do que falamos, precisamos pontuar que o entendimento sobre o que é CRM imobiliário naturalmente passa pela compreensão das demandas típicas desse setor. 

Por isso, o sistema também agrega algumas funções específicas, como controle e histórico de visitas.

Em suma, o CRM imobiliário é uma solução para gerenciar leads e clientes em sua empresa. Permite levantar dados para fazer a comunicação certa no momento certo, de modo a estimular a conversão. 

Assim, é possível gerar leads, monitorá-los, fazer o follow-up (continuar as interações), aquecer os leads e convertê-los.

Principais vantagens do uso do CRM Imobiliário

Agora que já definimos o que é CRM imobiliário e esclarecemos as dúvidas, vamos aprofundar nosso papo. Chegou a hora de falar das vantagens de um CRM imobiliário. 

Relacionamento com os clientes 

Com um bom CRM, a empresa otimiza o relacionamento com seus clientes, visto que consegue entendê-los melhor. É possível registrar dados para falar com o cliente de acordo com o que ele precisa ouvir. 

Os dados coletados permitem a criação de um perfil. Esse perfil facilita o contato e o relacionamento, pois permite um conhecimento aprofundado do cliente. 

A empresa funciona como um amigo que entende bastante a outra pessoa e sabe como agradá-la e como evitar insatisfação.  

Isso inclui apresentar as ofertas específicas de imóveis para eles, por exemplo, ou simplesmente oferecer materiais para educação quando eles precisarem. 

A empresa terá munição para pensar novas táticas de interação, de modo a manter o relacionamento sempre vivo. Então, com o tempo, esse relacionamento se torna lucrativo.

Segmentação de leads

Para segmentar uma base grande de leads, você precisa de um CRM. O sistema permite dividir os contatos por fase da jornada, de modo que você aplique diferentes estratégias de comunicação para cada um de acordo com o quão preparado está para ouvir.

Desse modo, a empresa não corre o risco de afastar os clientes que ainda estão pesquisando um pouco sem pensar tanto em aquisição. Por outro lado, não deixa de aproveitar os que já querem abrir a carteira. 

A segmentação pode levar em conta outros fatores também, como dados demográficos e psicográficos. Assim, a imobiliária é capaz de oferecer opções para o cliente de acordo com suas preferências, como um local para morar perto de escolas, caso ele tenha filhos.

segmentação

Aumento de produtividade

O trabalho do marketing, das vendas e do atendimento ganham muito em produtividade com um sistema central no controle. Principalmente os corretores, que conseguem se comunicar melhor ao entender profundamente os clientes e suas necessidades. 

Controle e acompanhamento dos clientes 

Em vez de sofrer com planilhas, imobiliárias que aplicam um sistema de gestão de relacionamento com o cliente conseguem uma plataforma visualmente organizada, bem dividida e moderna. 

É possível filtrar dados com facilidade e acompanhar visualmente cada cliente em cada ponto.

Além disso, é possível automatizar as ações de acompanhamento. Dessa forma, a empresa pode definir alertas e mensagens automáticas sempre que um lead sai de um ponto e avança no funil, por exemplo. 

Esse acompanhamento automatizado é crucial quando a empresa lida com muitos leads. Não há erros nem desgaste de nenhum dos colaboradores. Por outro lado, o trabalho das equipes e dos corretores fica bem mais fácil e intuitivo. 

Melhoria nas vendas

Também vale mencionar que o CRM favorece o aumento das vendas. Com a melhoria do relacionamento, precisão no follow-up e outras ações visando a conversão, é possível preparar os clientes para a grande decisão.

Com isso, a empresa consegue bater suas metas e alcançar o sucesso que deseja. 

Integração e concentração de dados

Outra grande vantagem de contar com um sistema desses em sua imobiliária é a interação de dados. Ele possibilita concentrar dados diversos de todos os leads e contatos em um só local, fácil de achar e de gerenciar. 

Assim, a visão de suas equipes também é integrada. Todos passam a trabalhar juntos com um único propósito em mente: o crescimento e desenvolvimento da organização, com uma boa visão de números e metas sendo alcançadas. 

Por que utilizar um CRM Imobiliário?

Se você chegou a essa parte do conteúdo, já sabe o que é CRM imobiliário e quais as principais vantagens de usar esse sistema.

Contudo, ainda podem restar dúvidas sobre a necessidade de uma plataforma como essa.

Quando pensar nisso, sua empresa deve considerar o aspecto competitividade. O mercado de CRM já está bastante acostumado com as opções do setor imobiliário, pois esse setor representa uma parcela expressiva do nicho.

Cada vez mais empresas entendem que o CRM é uma solução interessante para seus problemas e decidem gerenciar os seus leads e contatos com a ferramenta. 

Por isso, investir nisso é seguir o mercado e se manter relevante. Se as outras empresas já oferecem opções de personalização e gestão inteligente dos leads, não é mais novidade. Assim, é uma obrigação oferecer o mesmo e pensar em outros diferenciais.

O nível de organização e praticidade que você adquire com um sistema de gestão de clientes é outro fator a se considerar. Se sua empresa já é grande, é imprescindível pensar em organizar a base enorme e evitar erros para não perder oportunidades.

Se sua empresa ainda não é grande, ainda assim ter um CRM é crucial. Pois o sistema vai permitir que a imobiliária continue consistente mesmo com a expansão e com o crescimento. 

É viável preparar a infraestrutura para mais leads e mais chances de negócio que surgirão.

Como escolher um CRM Imobiliário?

Agora, vamos falar um pouco sobre como fazer a melhor escolha.

Primeiro, analise bem o provedor do sistema e busque entender se ele está alinhado com suas necessidades de hoje. Entende se as funcionalidades combinam perfeitamente com o que você precisa internamente.

Com certeza, suas necessidades incluem melhor gestão de histórico de visitas e de atendimento, melhores formas de conhecer e traçar perfis dos clientes, gestão financeira, bem como outras questões. 

Verifique também a flexibilidade do sistema. Assim, você verá se é possível customizar as funções para atender ao que você precisa e ao seu tipo de empresa.

escolher crm imobiliário

Analise o suporte da equipe do fornecedor. Procure respostas acerca da qualidade, da agilidade, da capacidade de oferecer um atendimento consultivo e humano, entre outros fatores.

Outro aspecto interessante é pesquisar se há opção de mobilidade ou acesso por celular. Fatores infraestruturais como se o sistema é implementado localmente ou se é acessado na nuvem devem pesar na análise também.

No meio de tudo isso, considere, é claro, o custo-benefício. Contudo, pense sempre no benefício que a empresa pode trazer para a sua imobiliária e no atendimento, pois isso define como será o dia a dia na parceria. 

Na Widesys você encontra o melhor CRM Imobiliário para o seu negócio. 

Acesse e confira!

Conclusão

Vimos o que é um CRM imobiliário, quais suas vantagens e como escolher um. Entendemos que essa aplicação é essencial para resolver problemas comuns, como a gestão de visitas, o cadastro de perfis de clientes e outros.

Agora você já sabe melhor como um sistema de gestão de leads e clientes pode impactar o seu negócio e possibilitar que sua imobiliária se prepare para crescer mais.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco