Gestão imobiliária: Dicas práticas para o seu negócio!

gestão imobiliária

Gestão imobiliária – Em qualquer negócio deve existir uma boa gestão para que seja saudável e se mantenha em pé. No mercado imobiliário isso não é diferente! Por isso, hoje vamos dar dicas práticas de gestão financeira para você usar no seu negócio imobiliário.

A gestão financeira, sem dúvidas é uma das tarefas mais complicadas para qualquer empresa, porque grande parte do dinheiro que entra não é fixo e varia muito de acordo com todas as vendas que são feitas naquele período.

Quem trabalha com aluguéis tem um renda previsível mensal, podendo ter um planejamento mais assertivo em relação aos que trabalham apenas com vendas. Ou seja, as vendas são incertas, pois não existe uma recorrência mensal, sendo incertos os lucros mensais decorrentes das comissões.

Portanto, para uma imobiliária que quer ter sucesso em sua situação financeira, é necessário que o planejamento de contas seja feito para que haja um controle rigoroso no fluxo de caixa, fazendo com que você nunca fique na mão.

Antes de começarmos a dar as dicas, é necessário que todos nós entendamos um pouco o que é gestão imobiliária.

O que é a gestão imobiliária?

Podemos incluir dentro do amplo leque da gestão imobiliária o planejamento, pois ele organiza o funcionamento da empresa, controla algumas das despesas que podem ser controladas e previne as que não podem.

Quando conseguimos enxergar isso a imobiliária pode adotar um conjunto de boas práticas, fáceis de serem executadas, possibilitando que o seu negócio consiga novos interessados, mantendo bons clientes e ainda assim tendo controle do seu caixa.

Existe um diferencial entre a gestão imobiliária e a gestão em outras áreas, é que esta área tem um ar mais sensível e é regida de acordo com o resto dos mercados, ocorrendo pequenas mudanças que podem mexer com o caixa e com a empresa.

Por esse motivo, a gestão imobiliária tem o objetivo de minimizar eventos que possam abalar a estrutura do seu negócio mantendo sua imobiliária em pé.

Existem muitos benefícios que a gestão imobiliária fornece para o seu negócio, porém somente se tiver uma gestão eficiente ligado ao crescimento da sua imobiliária.

Agora que sabemos, vamos falar sobre as dicas que auxiliam você que precisa de uma boa gestão.

Dicas para ajudar na gestão imobiliária

Invista, mas pense

Sabemos que em todas as áreas é necessário que haja um investimento financeiro para que o capital rode dentro da empresa.

Os benefícios dos investimentos financeiros são extremamente grandes, entretanto para que esses benefícios sejam de acordo, é necessário que você os planeje.

Se esses investimentos vierem sem nenhum tipo de fundamentação ou motivação, não terá nenhum tipo de eficácia. É necessário muito estudo e cuidado para que esse investimento vá para o local certo e assim possa gerar ainda mais lucro para sua empresa.

Saiba separar

Muitos donos de empresa tem um problema um sério problema, misturar o dinheiro que pertence a ele com o dinheiro do seu negócio.

Sabemos que é difícil ter um certo valor em mãos e não contar com ele para despesas da casa e outras despesas que são necessárias. Mas esse dinheiro não pode ser utilizado nem em caso de emergência, porque fica muito fácil de se perder nos gastos e sair do planejamento.

Devemos lembrar que o dinheiro oriundo da imobiliária, deve ficar na empresa, você não deve misturar suas contas pessoais com as contas da imobiliária.

Como falamos anteriormente, o mercado imobiliário é o mercado um tanto instável e pode precisar de um dinheiro extra, esse dinheiro tem que vir de dentro do seu caixa e lucros que você já teve e podem ser chamados de reserva de capital.

Não faça dívidas

Sabemos que o início do negócio é extremamente complicado pela escassez de dinheiro, entretanto fugir das dívidas principalmente no início do seu negócio é necessário, pois não é ideal você começar a sua empresa com grandes dívidas.

Quando você guarda dinheiro com um planejamento eficiente, consegue administrar melhor e não entrar em situações que façam mal para o caixa do seu estabelecimento.

Uma reserva que pode ser guardada, pode servir para cobrir gastos exagerados feitos no futuro, alguns casos de emergência ou ajudar a quitar alguma dívida.

Uso da tecnologia

Como sabemos, vivemos em um mundo que é extremamente tecnológico e por esse motivo precisamos nos adequar. A imobiliária pode sim entrar no mundo tecnológico e ajudar ainda mais nas suas vendas.

Um bom exemplo de uma ferramenta que podemos usar são os leads, estes podem ajudar a mapear os seus clientes.

Através dele é possível você saber quem interage mais com o seu site ou com a sua página e com qual tipo de anúncio, sendo assim o seu vendedor pode abordar esse cliente em potencial de forma muito mais prática e apresentar para ele o imóvel que ele precisa.

Planeje

Assim como falamos, o planejamento é extremamente essencial para o crescimento da sua empresa, pois a gestão financeira tem que funcionar corretamente.

Planeje seus investimentos baseados única e exclusivamente no lucro da sua empresa, além disso com o planejamento você não se esquece dos pagamentos e torna tudo um pouco mais eficiente e mais organizado.

Dica extra para uma Gestão Imobiliária eficiente!

Algumas vezes no calor do momento os empresários esquecem que a gestão é extremamente importante para que a sua empresa tenha êxito. Através do planejamento é possível que você tenha segurança nesses investimentos, organização eficiente e ainda assim aumento das vendas.

A dica de ouro é, se torne uma digital, começando por um site, com integração aos portais imobiliários para ajudar na expansão online do seu negócio. E também, invista em um sistema para gestão das suas locações, gestão de vendas e um CRM para o gerenciamento do relacionamento com as pessoas interessadas em seus imóveis.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco