Dicas sobre como avaliar um imóvel

como avaliar um imóvel

Como avaliar um imóvel? Uma das maiores dúvidas para o corretor de imóveis iniciantes, e até mesmo para alguns já experientes na área, é sobre como avaliar um imóvel.

Entretanto, essa é uma prática fundamental para a compreensão a respeito dos valores que esse imóvel poderá alcançar, a depender de suas características, localização, estado e etc.

Sendo assim, para que o corretor possa oferecer o máximo possível de conhecimento, e uma imagem segura a respeito do seu trabalho, é de extrema importância que ele saiba como avaliar um imóvel.

E, se esse assunto te despertou interesse, continue com a leitura desse artigo para descobrir como realizar essa avaliação através de dicas valiosas.

Qual é a importância de saber como avaliar bem um imóvel?

Muitas pessoas se enganam ao acreditar que a avaliação de um corretor é feita mediante chute, ou desejo de venda.

Não se avalia um imóvel com base no valor que o cliente deseja receber ou por achismos da parte do profissional. Saber como avaliar um imóvel é algo que exige técnica, conhecimento e comprometimento.

Se um imóvel não for bem avaliado, ele pode correr 2 riscos:

  • Ser vendido por menos do que, de fato, valeria
  • Não ser vendido

Em ambas as situações, o proprietário poderá ter uma experiência frustrante.

Na primeira opção, por exemplo, podemos identificar o problema de má avaliação completa do imóvel, sem estudos e sem comprometimento, gerando um valor inferior ao que ele valeria se o processo fosse diferente.

Já na segunda opção, existe a possibilidade da frustração por nunca conseguir vender o imóvel, já que o valor está muito acima do mercado, também por falta de estudos e comprometimento com a avaliação correta.

Nessas situações, o corretor sempre sairá perdendo, pois além de receber uma comissão menor no primeiro caso, poderá perder sua credibilidade em ambos.

Como avaliar um imóvel

Sabendo a importância de entender como avaliar um imóvel, é preciso agora compreender também como funciona esse processo e o que fazer para que ele seja efetivo.

Mas, para que isso aconteça, é preciso ter conhecimento a respeito do assunto, e com o auxilio de algumas dicas fundamentais se tornará possível esse alcance, tais como:

Fique de olho no acabamento

Normalmente, o acabamento do imóvel é um dos fatores que mais chamam a atenção dos compradores, e por isso, deve ser tratado com mais atenção.

Analise bem o acabamento do imóvel de avaliação para precificar da melhor maneira possível, levando em consideração a importância que ele tem para a decisão de compra.

Se atente aos produtos utilizados, os métodos escolhidos e tudo o que for necessário para uma avaliação bem feita, pois muitas empresas de construção acabam optando por materiais de procedência duvidosa, alterando a qualidade do produto final.

Observe coisas, como:

  • Pisos que estejam descascando
  • Películas que estejam se soltando
  • Vazamentos
  • Presença de falhas elétricas
  • Madeiras e seu estado de conservação
  • Presença de mofo nas paredes

Leve em consideração as áreas de lazer

Essa é uma excelente observação para apartamentos com condomínio, mas também é um ponto que você precisa se atentar sobre as redondezas.

Essa será uma característica importante, pois poderá fazer muita diferença no momento da apresentação do imóvel ao possível comprador.

Hoje em dia, as pessoas têm demonstrado muito mais interesse em qualidade de vida, do que demonstravam anos atrás, e opções de lazer podem sim fazer toda a diferença.

Então, leve em consideração se o imóvel oferece tais opções ou se está em uma boa localização para:

  • Piscina
  • Quadras de tênis, futebol, e etc.
  • Área gourmet
  • Churrasqueira
  • Sauna
  • Academia de ginástica
  • SPA
  • Sauna
  • Espaço zen
  • Salão de festa

Estude bastante a planta

Não pense que para aprender como avaliar um imóvel, basta saber a metragem da planta. É preciso muito mais do que isso.

Uma boa maneira de melhorar a avaliação do imóvel, aumentando consideravelmente seu preço de mercado, é conhecendo bem a planta dele, e apresentando as possibilidades que podem acontecer.

Muitas pessoas compram imóveis, já com ideias formadas de reformas e ampliações, portanto se você puder apresentar essa possibilidade a elas com o estudo de tudo o que poderá ser feito no imóvel, suas chances de aumentar seu lucro são maiores.

Caso o imóvel em questão não ofereça tantas possibilidades, como a existência de vigas nas divisórias e alguns itens de elétrica em algum rebaixamento ou até hidráulicos nas paredes, podem acabar reduzindo o valor final de venda.

Observe as vagas de garagem

Em cidades maiores, há a possibilidade de locação de vagas de garagem, o que demonstra a importância delas para a avaliação de um imóvel.

Observe se há a existência de uma garagem no imóvel, e quantos veículos ela comporta. Isso irá conceder uma boa noção a respeito da valorização ou desvalorização do imóvel e de seu preço final.

Faça uma análise da localização do imóvel

É muito importante levar em consideração a localização do imóvel, pois muitas vezes, é ela quem definirá se ocorrerá ou não a venda.

Pessoas que preferem estar próximas aos grandes centros, por exemplo, ou que não gostem de passar grandes períodos em veículos para chegar aos seus destinos jamais irão escolher um imóvel para morar, que seja na zona rural ou em bairros muito distantes.

Por isso, é muito importante identificar a localização e o que ela pode oferecer para o comprador.

Se ele se interessa por bairros mais familiares ou de comércio, se ele prefere um imóvel que ofereça opções fáceis de transporte público ou se essa não é uma prioridade, e etc.

Pesquise sobre a documentação do imóvel

Para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável como dividas antigas ou documentos fundamentais e que não possam ser utilizados por problemas, mantenha a atualização a respeito dos mesmos.

Procure saber se casa oferece todos os documentos em dia, com as dívidas pagas, as informações atualizadas e tudo de maneira legal.

Dessa maneira, você irá impedir grandes dores de cabeça no futuro.

Siga as dicas dadas nesse artigo, e complemente seu perfil de corretor ao passar uma imagem segura, de uma pessoa que entende sobre o assunto e sabe como cuidar do bem do seu cliente ao também saber como avaliar um imóvel.

Leia também nosso artigo sobre técnicas de persuasão na venda de imóveis.

  • Share:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco