Como funciona a valorização dos imóveis?

Como funciona a valorização dos imóveis?

Como funciona a valorização dos imóveis é um fenômeno ao qual estão sujeitos os empreendimentos imobiliários. Seus efeitos são acompanhados tanto por quem investe diretamente neles como por participantes do mercado financeiro.

Apesar da crença que a valorização de imóveis é constante, o preço desses ativos também pode sofrer queda. Isso porque são estabelecidos pelo mercado. E dependem tanto de fatores específicos como das condições do entorno.

O objetivo deste artigo é fazer com que você entenda como funciona a valorização de um imóvel. Como esses valores são influenciados, quais são as métricas responsáveis pelas variações de preços e muito mais. 

Quer saber mais? Acompanhe esse artigo até o final e descubra! 

Como um imóvel pode se valorizar com o tempo e o que é essa valorização? 

A valorização de imóveis é o processo pelo qual o valor de mercado de empreendimentos residenciais ou comerciais aumenta em relação a um dado valor inicial. Ele é ocasionado por mudanças no imóvel, no seu entorno ou nas condições do mercado.

Esse tipo de movimento nos preços é o objetivo de quem investe em imóveis buscando lucrar com a especulação imobiliária. Também é um dos fatores que altera o valor de investimentos que tem lastro em imóveis – caso dos Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs).

Entre os fatores de valorização de imóveis, podemos citar alterações referentes a:

  • Criação ou destruição de infraestrutura no entorno;
  • Taxas de juros de financiamento de imóveis;
  • Aumento da população.

A diminuição da oferta de ou o aumento da demanda por imóveis em uma determinada região causam aumento preço pois esses valores são definidos livremente pelo mercado. De forma similar, o aumento de oferta de unidades à venda ou menor procura causam redução no preço. Da mesma forma, o aumento populacional pressiona a demanda.

Já a disponibilização de infraestruturas de apoio no entorno tende a aumentar o valor atribuído tanto a residências como imóveis comerciais. Entre elas estão estruturas voltadas a transporte, lazer, comunicações e oferta de produtos e serviços.

Em relação às taxas de financiamento, elas têm influência no custo do dinheiro necessário para aquisições. Nesse caso, quanto maiores as taxas, mais difícil o acesso a estes bens.

Quais são os fatores materiais que fazem com que um imóvel se valorize? 

Móveis planejados

Ambientes planejados são muito considerados na valorização de imóveis. Além de beleza, eles oferecem a praticidade de que muitos clientes precisam. Painéis de TV, armários de cozinha e guarda-roupas são ótimas opções para incluir no imóvel.

O cliente chega e já tem uma visualização melhor do espaço e de como será a disposição dos móveis de forma muito mais prática.

Sem contar que esses tipos de móveis planejados não apenas são caros como requerem tempo para escolher o profissional, materiais e esperar pela entrega do serviço. Ou seja, o comprador já olha e pensa que é menos um item da lista para se preocupar.

Segurança

Em prédios, a segurança é pensada já na construção: guarita, portaria e sistema de segurança para os condôminos. Mas e nas casas?

Uma opção para a valorização de imóveis é oferecer câmeras e sistema de monitoramento prontos. Sabemos que uma das perguntas mais frequentes de famílias que compram casas é sobre a vizinhança. Ter esse planejamento passa sensação de tranquilidade e segurança para o futuro morador.

Área de lazer

Use todo o espaço disponível a seu favor. Se a casa contar com um espaço externo maior, invista em áreas de lazer com piscina, churrasqueira ou até uma área gramada, que dá ao cliente a liberdade de imaginar o que melhor atende ao lazer da família dele.

Para a valorização de apartamentos e casas, pense em:

  • varanda gourmet com churrasqueira
  • boa iluminação
  • jardins
  • áreas de descanso
  • cores claras para deixar o espaço mais amplo
  • espelhos

Supermercado e outros serviços

Morar em bairros centrais nem sempre cabe no bolso do comprador. Mas ter serviços essenciais próximos ao local faz parte da valorização de imóveis.

Na hora da venda, enfatize tudo o que há próximo: supermercados, farmácias, restaurantes, salões de cabeleireiro e outros pontos comerciais. É importante que o comprador tenha noção do que há por perto e quanto ele precisa se deslocar para procurar os serviços que mais usa.

Morar próximo a estações de metrô e ônibus também pode ser um ponto positivo para mostrar ao cliente na hora da venda. Tudo depende de com que público você está lidando.

Planta

Até aqui falamos de imóveis prontos. Mas ver a planta do imóvel também é um fator fundamental para sua valorização.

É preciso que o cliente visualize o tamanho dos cômodos e como os espaços foram desenhados. Uma boa opção é ter essa planta de forma digital, com a apresentação do imóvel já mobiliado. É uma forma de conquistar o cliente e fechar a venda na planta.

Conservação externa

Uma grande preocupação dos corretores quanto à valorização de imóveis já construídos é a conservação. A vista da entrada deve estar sempre com boa aparência, pintada e livre das famosas pichações.

Para saber se está tudo em dia na hora da visita, confira o local um dia antes para não correr o risco de surpresas indesejadas quando o comprador for conhecer a casa. O descaso com a parte externa não só mostra desleixo como deixa o cliente com receio de que atos de vandalismo sejam comuns naquela área.

Vale a pena investir em imóveis? 

Embora o senso comum afirme que o preço de imóveis sempre aumente com o passar dos anos, essa premissa não é verdadeira. Assim como qualquer outro ativo cujo preço é dado pelas regras de mercado, imóveis também estão sujeitos à desvalorização.

Entretanto, esse pensamento de valorização imobiliária garantida no longo prazo é um dos fatores que faz com que o investimento em imóveis seja bastante difundido no Brasil.

Conclusão

Se você está pensando em investir em imóveis, preste atenção a todos esses detalhes que citamos e saiba, a valorização não é eterna e as variações de mercado podem ser grandes. 

Planeja bastante onde irá adquirir um imóvel, como irá pagar por ele e todos os outros detalhes que fazem disso um investimento alto.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco