COLD CALL no mercado imobiliário: Ainda funciona?

cold call no mercado imobiliário

COLD CALL no mercado imobiliário: Ainda funciona? Se você já é experiente na profissão de corretor, provavelmente tem muita familiaridade com esse termo. Mas, se sua carreira está sendo iniciada agora, talvez seja hora de entender melhor sobre o cold call no mercado imobiliário.

É uma técnica ultrapassada? As pessoas ainda a utilizam com frequência? Vale a pena investir nesse tipo de estratégia? Afinal de contas, o que é a cold call no mercado imobiliário?

Esse artigo irá abordar todos esses temas, e mostrar se vale a pena ou não utilizar esse método para conversão de potenciais clientes em clientes efetivos.

Descubra como, e encontre a resposta para todas as perguntas acima, através da leitura completa desse artigo!

O que é cold call no mercado imobiliário?

Antes de questionarmos se essa técnica é vantajosa, e se ela ainda é utilizada ou não, precisamos compreender melhor o que é de fato a cold call no mercado imobiliário.

A cold call, nada mais é, do que uma ligação fria em tradução literal e também na prática. Ela é utilizada há alguns anos, e tem algumas características importantes.

O corretor para realizar a cold call, primeiro cria uma lista de contatos completamente desconhecidos, que podem ter sido alcançados através de indicações, inscrições em sites, e etc.

Após criar a lista, ele entrará em contato com cada um deles, coletando informações que possam ser relevantes ao seu trabalho, e que o ajudem a criar um perfil possível para algum tipo de produto que ele tenha disponível.

Nessa conversa, ele irá apresentar algum imóvel ou alguns, a partir dessas características, e poderá ou não a partir daí, conquistar um lead.

Esses leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que têm interesse naquilo que você tem a oferecer, mas ainda estão na fase de procura, e de estudo. Eles são mais propensos a fechar um negócio, do que uma pessoa que não conhece seu trabalho, mas precisam de um incentivo final para fecharem o negócio.

O cold call no mercado imobiliário funciona?

A verdade sobre a efetividade da cold call no mercado imobiliário não é das mais otimistas. A taxa de conversão entre as ligações e pessoas que se tornam leads, é de 10%.

Então, por que esse artigo é tão importante?

Porque a cold call no mercado imobiliário é apenas uma das técnicas que podem ser utilizadas para conversão de leads, e de clientes.

De maneira isolada, ela realmente pode não apresentar grandes vantagens, mas em união com outras técnicas, pode aumentar o seu potencial de vendas.

Por isso, é tão importante manter novos métodos à vista, e sempre unidos a outras técnicas que sejam capazes de aprimorar sua performance como corretor, no intuito de conquistar novos clientes, e realizar novas locações e vendas.

A longo prazo, a cold call pode não ser a melhor técnica, mas com certeza pode ajudar, e muito, a curto prazo, além de ter um baixo investimento inicial.

Passos para uma boa cold call

Para iniciar esse método, que poderá auxiliar em sua conversão a curto prazo, você deve seguir alguns passos para uma cold call no mercado imobiliário mais efetiva.

A seguir, você poderá encontrar alguns exemplos de como agir, e os processos a serem respeitados para que o resultado seja satisfatório, abaixo o passo a passo:

Crie uma excelente lista de potenciais clientes

Para que essa lista seja tão boa, é preciso traçar anteriormente, um perfil de público alvo.

Descubra quem você deseja atender, e qual imóvel pode oferecer para esse perfil de potencial cliente.

Após isso, monte sua lista com a maior quantidade possível de características relevantes ao seu negócio a respeito da pessoa.

A lista pode ser comprada, conquistada ou montada através de indicações, e etc.

Uma boa dica nesse caso, e aproveitando a tecnologia como parceira do mercado imobiliário, é a criação de um site e de redes sociais para você, corretor.

Ali, você poderá conseguir telefones de pessoas interessadas, que poderão facilitar ainda mais o seu trabalho.

Tenha um script montado

Lembre-se, que você está buscando conquistar alguém que não o conhece, e que por isso, precisa ser extremamente interessante já nos primeiros segundos de conversa.

Sendo assim, o ideal é a criação de um script para ser seguido nas ligações.

Você não deve parecer desinformado, desesperado ou perdido, então precisa estar completamente preparado para essa conversa, que pode ser a sua única chance de conquistar essa pessoa.

Então, crie um script curto, mas com frases interessantes e menores, mas de impacto, que causem uma boa impressão e mostrem a sua intenção com aquela ligação.

É importante também, que nesse script, você já possa prever algumas objeções da pessoa. Ela pode ainda se sentir insegura ou estar resistente, e por isso, você precisa saber como sair da melhor forma possível dessa situação, e com mais um potencial cliente conquistado ao final dela.

Seja interessante, e tenha a solução para os problemas e objeções através do seu trabalho, mas sem ser inconveniente ou desesperado.

Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias

Se você pensava que era apenas realizar a cold call, você está muito enganado.

Para que a ligação possa fluir da melhor maneira possível, e você possa conquistar todas as informações de que necessita, além de convencer essa pessoa a se tornar um potencial cliente, você precisará de algumas ferramentas.

Agilidade e competência serão diferenciais para o seu trabalho, e por isso é necessário que você tenha já em mãos, desde antes da ligação ser efetuada certos materiais, como:

  • Bloco para notas e informações importantes
  • Materiais da concorrência para comparativos e estratégias
  • Mailing para contato
  • Prospectos sobre os seus imóveis
  • Modelos de contratos
  • Calculadora
  • Tabelas de preços

Conclusão

Agora, você já sabe que a cold call no mercado imobiliário é uma técnica antiga, porém muito utilizada, e muito mais do que isso: efetiva!

Ela realmente funciona, e aliada a outras estratégias pode ser utilizada para a conversão de leads em clientes reais para a sua rede!

Com a entrada de leads, talvez você precise se organizar utilizando um software de CRM, saiba mais sobre o CRM nesse post!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Entre em contato conosco