Gestão financeira: a importância de um controle financeiro eficiente
(46) 3220-6081
widesys@widesys.com.br

Gestão financeira: a importância de um controle financeiro eficiente

Gestão financeira: a importância de um controle financeiro eficiente

Quando você empreendedor abre a sua empresa o sonho do negócio próprio se concretizou não é mesmo? Foi assim com a Widesys!

Se o empreendedor é organizado, sabe controlar os gastos e os ganhos, melhor ainda, pois o caminho do sucesso está praticamente garantido.

Porém, empresa e vida pessoal pode gerar alguns problemas e deixar de ser saudável se não houver um controle financeiro. Entre eles estão a confusão de responsabilidades e a mistura dos gastos financeiros. É bom ficar atento e não arriscar transformar seu sonho em pesadelo.

Você deve estar pensando, vou começar meu negocio sem ajuda de um sistema e quanto eu tiver um boa carteira de clientes eu vou procurar um software, desculpe, mas você esta pensando errado, iniciar um negócio com total controle vai gerar segurança para seus clientes e controle total sobre seu negócio.

O mais indicado hoje é usar um software. Desta forma, quando os erros acontecem são mais fáceis de serem identificados, o primeiro passo é saber fazer um controle efetivo das finanças pessoais e da empresa. Somente assim, você saberá a sua real situação econômica. 

A gestão financeira de uma forma simples é um conjunto de ações que administração da empresa deve fazer para melhorar os resultados e manter o controle do negócio. O trabalho deve envolver planejamento, análise, controle das atividades financeiras.

Não adianta, por exemplo, fazer um cronograma de investimento se não ocorrer o controle do contas a receber e contas a pagar. Ou seja, primeiro você precisa saber o que tem em caixa pra depois decidir como gastar. Uma fórmula bem simples para manter o controle financeiro.

Assim, ter um bom controle do dinheiro da empresa é o primeiro passo para se montar um bom planejamento financeiro. Dessa forma, é possível entender melhor quais são os recursos que estão disponíveis na empresa e melhor poder de decisão para novos investimentos ou antecipação de projetos. Com isso, o risco da empresa diminui e o aumenta as chances de sucesso do negócio.

Para tudo isso existe uma palavra específica: controle. Esse é o principal ponto. O controle pode ser feito através de planilhas, papel, ou ainda, para diminuir as chances de erros, a melhor forma indicada é usar um sistema de gestão. E não pense que é um luxo ou algo específico de grandes empresas. Hoje, no mercado, existem diversos sistemas focados em micro e pequenas empresas, com custos baixos e controle efetivo.

No ramo imobiliário precisamos ter mais controle ainda, pois são tantos os detalhes que com certeza a falha humana irá aparecer com frequência, muitos dos processos são repetitivos e cansativos, são taxas que podem passar despercebidas, repasses que não foram feitos no vencimento, o tempo gasto com processos manuais, um exemplo clássico de perda de tempo é você fazer recibos manualmente, isso ainda afeta a confiança do cliente quando ele percebe que no seu negócio tudo é manual, isso faz com que ele pense que cedo ou tarde terá problemas.

Esperamos que o conteúdo deste artigo seja útil pra você, sucesso!

Experimente gratuitamente agora!
Não solicitamos informações de pagamento