Qual a melhor época do ano para alugar um imóvel?
(46) 3220-6081
widesys@widesys.com.br

Qual a melhor época do ano para alugar um imóvel?

O litoral de Santa Catarina já se consolidou como um dos pontos mais procurados do país devido a suas praias e belas paisagens.

Turistas de várias partes do Brasil e também de outros locais já colocaram as praias catarinenses em suas rotas de viagens.

Nesse aspecto, Balneário Camboriú desponta como um grande destaque, sendo conhecida por suas belas praias, excelente infraestrutura e mais uma série de atrações turísticas.

Devido a isso, o setor imobiliário da cidade se desenvolveu de maneira significativa nos últimos anos. Atualmente Camboriú conta com uma ampla quantidade de prédios, tanto residenciais quanto comerciais.

Não por acaso, a procura de imóveis para alugar em Balneário Camboriú é considerada alta, principalmente no verão. Na cidade, é possível encontrar apartamentos de qualidade, tanto nos bairros centrais quanto nas regiões mais próximas da praia.   

Se Camboriú já é uma cidade bastante procurada, o mesmo vale dizer para Itapema, que também conta com belas praias e uma ótima infraestrutura para a recepção de turistas oriundos dos mais variados lugares do país, bem como de fora do Brasil.

Localizada a cerca de 68 km de distância da capital Florianópolis, Itapema também apresenta uma variada oferta de imóveis para alugar, a tornando assim uma cidade ideal tanto para o turismo quanto para morar.

O melhor período para a locação de um imóvel

Diante de tantas qualidades e atrativos, seja para o desenvolvimento profissional quanto para as atividades turísticas, vem a pergunta: Qual é a melhor época do ano para alugar um imóvel?

Para obter tal resposta é preciso levar em consideração alguns fatores, como, por exemplo:

  • Períodos de férias
  • Eventos sazonais
  • Economia regional
  • O mercado imobiliário

Além disso, é importante também ter em mente qual é o tipo de imóvel que você tem a intenção de alugar.

Se ele é um imóvel na praia, então o período ideal de locação é um, caso seja um imóvel residencial, o período mais adequado para alugar será outro.

Os imóveis na baixa temporada na praia

Quando o assunto é imóvel na praia, a chamada baixa temporada é considerada um dos melhores períodos para encontrar casas e apartamentos para alugar em Camboriú e também em Itapema.

Outro ponto relevante é que, hoje em dia, o aluguel de temporada já está se tornando uma prática cada vez mais comum, trazendo várias facilidades, pois nesse tipo de locação o contrato é de curto prazo. Em alguns casos, inclusive, pode ser até de um final de semana.

A baixa temporada é um período do ano que, de uma maneira geral, compreende os meses de abril/maio a agosto/setembro. Existem algumas razões que tornam a locação de imóveis nessa época mais vantajosa. São elas:

A questão da economia

A locação de um imóvel durante a baixa temporada no litoral tem como uma das principais vantagens o apelo econômico. De uma forma geral, os corretores ou proprietários de imóveis são mais flexíveis.

Com isso, há a possibilidade de você encontrar bons locais para alugar contando com um preço bem mais acessível. Além disso, o baixo fluxo de turistas e a procura menor por imóveis também contribuem para que esses preços se tornem mais viáveis.

Mais disponibilidade de locais

Nos meses de baixa temporada na praia, é possível perceber um índice menor de procura por casas e apartamentos. Com isso, sobram mais opções e assim é possível encontrar imóveis de vários tipos por preços atrativos.

Da mesma forma, os apartamentos para alugar em Itapema também apresentam  benefícios na baixa temporada. Nessa época do ano, devido ao clima mais ameno, a presença de turistas é menor e a cidade se torna um excelente local de descanso.

É válido salientar também que essa cidade conta com outras excelentes opções de turismo além das suas praias. Entre tais atrações estão:

  • o Mirante do Encanto,
  • o Parque das Capivaras
  • e a Ponte do Suspiro, que rende belas fotografias. 

O mesmo vale dizer para a baixa temporada em Balneário Camboriú. No período do ano que tem o menor fluxo de turistas, a cidade reserva outras atrações turísticas que vão além das suas praias.

Uma das atrações da cidade é o tradicional passeio com bondinho, bem como o Complexo Cristo Luz, que consiste em um monumento de 33 metros localizado em um dos pontos mais elevados da cidade.

Melhor época para a locação dos imóveis residenciais

Além dos imóveis de temporada, há também os imóveis residenciais. Nesse caso, uma excelente opção é efetuar o aluguel durante os meses iniciais do ano. Isso ocorre porque é em um período de vencimento de contratos.

Nesse caso, muitas pessoas optam por não efetuar a renovação dos mesmos, possibilitando dessa maneira que muitos imóveis fiquem à disposição para outros interessados.

É interessante mencionar também que o início do ano marca a chegada do verão. Por causa disso, os preços de aluguel em cidades no litoral costumam mesmo ser mais altos.

Outra época do ano bastante viável para a locação é entre os meses que abrangem a metade do ano. Nesse período ocorrem os vestibulares em faculdades e universidades, principalmente nas grandes capitais.

Diante de um bom movimento de estudantes para essas regiões, se torna possível também contar com alternativas de imóveis aptos para a locação, consolidando assim um excelente período para quem tem interesse em aluguel.

Diante disso, é importante também destacar que existem boas opções de apartamentos com poucos dormitórios, ideais para estudantes que moram sozinhos ou com poucos acompanhantes.

Conclusão

Como vimos, os preços dos alugueis variam de acordo com as movimentações do mercado. Seja um imóvel na praia ou na cidade, é preciso ficar atento a certas épocas em que os preços estão mais atrativos. 

Portanto, se você está procurando um imóvel para alugar, já pode anotar em seu calendário os períodos do ano que a gente recomendou no artigo.

E falando em recomendação, compartilhe essa postagem com algum amigo seu que está procurando um imóvel para alugar. Ele vai achar muito interessante a ideia de pagar menos.